Cursos de qualificação profissional do Governo do Estado já estão com inscrições abertas

Primeira etapa do Plano Municipalizado de Qualificação Profissional vai beneficiar mais de 190 mil pessoas em 210 municípios

qui, 06/04/2000 - 12h11 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para os cursos de qualificação e requalificação profissional que o Governo do Estado de São Paulo vai promover em 210 múnicípios. A iniciativa faz parte do Plano Municipalizado de Qualificação Profissional, operacionalizado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e financiado com verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Ao todo serão 352 modalidades de cursos ministrados de acordo com as solicitações das cidades às Comissões Municipais de Emprego. As aulas são totalmente gratuitas e destinadas, prioritariamente, a trabalhadores desempregados. Na primeira fase do Programa serão qualificados 195 mil trabalhadores. Até o final do ano serão cerca de 300 mil trabalhadores. A previsão é a de que os cursos tenham início a partir de junho.

Como se inscrever

Para se inscrever o interessado deve procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou o Poupatempo da sua cidade. Nas cidades onde não houver PAT, o local de inscrição será definido pela Comissão Municipal de Emprego.

No Posto de Atendimento o interessado deve retirar a ficha de inscrição e a relação dos cursos disponíveis. O interessado deve preencher a ficha em casa, com calma, e indicar o curso preferencial que deseja realizar e uma segunda opção. Após preenchida, a ficha deve ser entregue novamente no Posto de Atendimento ao Trabalhador.

Os cursos são prioritariamente destinados a desempregados, pessoas que atuam em funções que estão desaparecendo, micro e pequenos empresários, trabalhadores autônomos e jovens em busca do primeiro emprego. A idade mínima para participar é 16 anos.

Se o número de inscritos for superior ao número de vagas, os critérios de seleção serão os seguintes: (1) desempregado; (2) menor escolaridade; (3) menor renda familiar e (4) mulher arrimo de família entre outros. A convocação dos selecionados será feita por carta.

Mais informações pelos telefones (11) 3311-1014 / 3311-1015 / 3311-1017 ou na página a SERT na internet (www.emprego.sp.gov.br).