Cursos de março no Centro Universitário Maria Antonia

As aulas acontecem em dias e horários fixos, nos períodos da tarde e da noite

ter, 03/03/2009 - 15h02 | Do Portal do Governo

Música, cinema e literatura são temas de cursos do mês de março que abrem a programação de 2009 do Centro Universitário Maria Antonia. As aulas acontecem em dias e horários fixos, nos períodos da tarde e da noite.

Wagner e a cultura de seu tempo – com Irineu Franco Perpétuo

No final do século XIX, na Alemanha, período marcado pelo sentimento de unificação nacional, Wagner criou o conceito de “obra de arte total”, influenciando artistas de diferentes gerações como Baudelaire, Proust e Boulez. Na extensa obra do compositor, o ciclo do Anel do Nibelungo exemplifica as profundas transformações propostas por Wagner, evidenciando questões que colocaram sua obra como uma das principais bases para a música moderna e contemporânea, com desdobramentos em outras artes.

Programa

10 de março – Painel biográfico: mitologia, polêmica, trajetória e legado wagneriano.

17 de março – As óperas românticas: Tannhäuser em Paris, Lohengrin em Weimar.

24 de março – A disputa pelo legado de Beethoven: Tristão e Isolda e Os Mestres Cantores.

31 de março – Leitmotiv e obra de arte total: o Anel do Nibelungo.

Irineu Franco Perpetuo é jornalista, tradutor, colaborador da Folha de São Paulo, da revista Bravo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona). Publicou Cyro Pereira – Maestro (DBA, 2005) e traduziu Pequenas Tragédias (Globo, 2006) e Boris Godunov (Globo, 2007), de Alexander Púchkin.

Mitos modernos na literatura e no cinema – com Roberto Zular (consultoria), Cláudia Amigo Pino, Jorge de Almeida e Verónica Galíndez.

Os mitos literários modernos que se perpetuaram no imaginário do século XX, na literatura e no cinema. Os encontros incluem a apresentação de um filme, seguido de aula sobre o mito e a obra literária que o consolidou.

Programa

Módulo I

11 de março – Frankenstein, com Roberto Zular.

18 de março– O romance do tempo perdido, com Cláudia Amigo Pino.

25 de março – Don Juan, com Jorge de Almeida.

1º de abril – Madame Bovary, com Verónica Galíndez.

Roberto Zular é professor da Faculdade de Letras da USP e autor de Escrever sobre escrever. Uma introdução crítica à crítica genética (Martins Fontes, 2007). 
Cláudia Amigo Pino é professora da Faculdade de Letras da USP. Organizou a publicação de Criação em debate (Humanitas, 2007).
Jorge de Almeida é professor da Faculdade de Letras da USP. Publicou, recentemente, Crítica dialética em Theodor Adorno: música e verdade nos anos 20 (Ateliê Editorial, 2007).
Verónica Galíndez é professora da Faculdade de Letras da USP e co-editora de Manuscrítica – Revista de Crítica Genética. Publicou, entre outros artigos, “O recorte na crítica genética” (Humanitas, 2007).

Serviço

Cursos de março no Centro Universitário Maria Antonia
Wagner e a cultura de seu tempo – com Irineu Franco Perpétuo
10, 17, 24 e 31 de março – terças, 20 às 22h
R$ 170,00

Mitos modernos na literatura e no cinema – com Roberto Zular (consultoria), Cláudia Amigo Pino, Jorge de Almeida e Verónica Galíndez
11, 18 e 25 de março e 1º de abril – quartas, 15 às 18h
R$ 170

Inscrições

Centro Universitário Maria Antonia – 3° andar – sala de cursos
De segunda a sexta das 10 às 12h e 13 às 18h
Informações: 3255-7182 – ramal 32 e 33 – cursosma@usp.br www.usp.br/mariantonia  

Do Centro Universitário Maria Antonia