Cursos da Escola Superior da Cetesb promovem capacitação profissional

Instituição atua como centro de formação continuada e tem atividades ao longo do ano, com treinamentos e outras atividades

seg, 04/02/2019 - 9h11 | Do Portal do Governo

Referência nacional em questões ligadas ao controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) oferece oportunidades de qualificação profissional aos colaboradores e público externo.

O aperfeiçoamento de pessoal ocorre por meio da Escola Superior da Cetesb (ESC), instituída em 2013 e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação. A escola é destinada aos graduados em nível superior, com cursos de duração curta, média e longa.

A agenda de treinamentos práticos especializados e cursos, com informações completas sobre inscrições, pré-requisitos e investimentos, pode ser consultada pela internet. A primeira atividade programada ocorre em março e é importante frisar que os professores são colaboradores da Cetesb. Ao todo, são cerca de 250 docentes.

Formação

Vale lembrar que, desde 2015, a ESC também está autorizada a ministrar o curso de pós-graduação “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”. Assim, a instituição atua como centro de formação continuada e tem atividades ao longo de todo o ano.

A difusão do conhecimento para o público externo, nacional e internacional, está disponível mediante remuneração. Entre 2015 e 2018, a ESC promoveu 618 cursos e eventos técnicos para o total de 14.389 alunos (9.264 estudantes da Cetesb e 5.125 externos, incluindo 223 de outros países).

“Os treinamentos são realizados na Cetesb desde os anos 1970. A instituição da escola nos permite alavancar treinamentos e qualificações”, ressalta a gerente da Divisão de Gestão do Conhecimento e gestora da ESC, Tânia Mara Tavares Gasi.

“Até 90% das capacitações dos funcionários da Cetesb ocorrem no âmbito interno. O conhecimento não encontrado no mercado precisa ser transferido. Nossa preocupação é sempre com a qualidade do conteúdo”, acrescenta a gestora, que destaca que são promovidas até 200 atividades por ano.

Docentes

Funcionário de carreira há quase 30 anos, Carlos Roberto dos Santos, diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da Cetesb, é professor da ESC nas áreas de auditoria, fiscalização e perícia. Segundo o docente, a escola traz diferenciais no conteúdo proposto aos alunos.

“A instituição supre a lacuna dos profissionais do mercado quanto às especificidades da área ambiental, ao capacitar agentes e apresentar projetos adequados ao sistema ambiental paulista”, enfatiza. Para isso, algumas das ações efetivadas foram os desenvolvimentos do Projeto Político Pedagógico, a instalação do Conselho de Orientação da ESC, do Comitê de Pós-Graduação e do avanço no Ensino a Distância (EaD).

Desafios

De acordo com a gestora da ESC, alguns dos principais desafios da escola são aprimorar instrumentos tecnológicos de treinamento e capacitação na modalidade EaD, avançar na preservação da memória institucional, além de oferecer trilha de aprendizagem para a preparação contínua dos funcionários da Cetesb que atuam como docentes.

“A Cetesb tem 46 agências espalhadas pelo Estado e o ensino a distância possibilita agilidade e economia, pois não há necessidade de deslocamentos e exige comprometimento dos alunos”, avalia o professor Carlos Roberto do Santos. Apesar do avanço nessa modalidade, a gestora Tânia Mara Tavares Gasi ressalta a importância dos cursos presenciais.

Também são realizados treinamentos em parceria com entidades públicas e privadas, conforme os procedimentos e normas da empresa. A difusão do conhecimento também é ocorre pelas atividades da biblioteca, realização de palestras e encontros técnicos, além de informações disponíveis nas redes sociais.