Curso técnico de Enfermagem das Etecs ajuda a imunizar população de SP

Em diversas regiões o Estado, educadores e alunos reforçam equipes de profissionais da saúde na vacinação contra gripe

sex, 27/03/2020 - 9h31 | Do Portal do Governo

Professores e estudantes do curso técnico de Enfermagem das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão reforçando o time de profissionais da saúde na campanha de vacinação contra o vírus influenza em diversas regiões do Estado. O esforço é para evitar o aumento de doenças respiratórias e sobrecarga do sistema de saúde.

Os horários e locais de imunização variam de acordo com orientações e necessidades dos órgãos municipais de saúde.

Região Central

Em Matão, por exemplo, os participantes devem imunizar cerca de mil pessoas até esta sexta-feira (27). Apenas no Hospital Carlos Fernando Malzoni, a equipe da Etec trabalhará em três turnos para garantir a vacinação de mais de 850 funcionários e pacientes idosos que utilizam o centro de hemodiálise do local.

Realizado por sete educadores e 42 alunos da Etec Sylvio de Mattos Carvalho, o trabalho impactará ainda mais de 60 residentes e colaboradores do Lar São Vicente de Paulo, localizado da cidade. A imunização também ocorre em domicílio, para evitar a circulação de pessoas com mais de 60 anos, principal grupo de risco do coronavírus, causador da doença COVID-19.

“Ao se voluntariarem para imunizar a população, nossos estudantes mostraram sensibilidade e comprometimento com a profissão que futuramente vão exercer”, elogia a coordenadora do curso técnico de Enfermagem da unidade, Angélica Camargo. “É importante entender a importância de cuidar daqueles que cuidaram de nós”, acrescenta.

Nesta quarta-feira (25), a Etec Antonio de Pádua Cardoso, localizada em Batatais, na mesma região, disponibilizou quatro alunas e uma professora para atenderem no drive-thru de vacinação montado no teatro municipal Fausto Bellini Degani. A campanha deve continuar nesta sexta-feira – local e horário ainda devem ser confirmados.

Região Metropolitana de São Paulo

A Etec de Barueri também enviou professores e estudantes para comandar o drive-thru de imunização que ocorreu nesta quinta-feira (26) no Ginásio José Correa. Nesta sexta-feira (27), o atendimento ocorre no bairro de Alphaville. Cada equipe da escola é formada por dez alunos, supervisionados por dois educadores.

Região de Campinas

Em Atibaia, três professores e 15 estudantes da Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi têm feito o atendimento no sistema drive-thru em diversos locais da cidade, desde o início da semana. O trabalho continua durante a próxima semana.

Região de Sorocaba

A Etec de São Roque destacou três educadores e sete estudantes para atender no drive-thru instalado em frente ao Estádio Municipal Quintino de Lima. A continuidade da vacinação está prevista para a próxima semana.

Polos de vacinação

Desde o início da semana, 12 unidades do Centro Paula Souza (CPS) sediam a primeira etapa da campanha de vacinação contra gripe. Até o momento, foram requisitadas como polos de imunização as Etecs situadas nos municípios de Bauru, Capital (Etec Irmã Agostina, na zona sul), Cubatão, Franca (Etec Doutor Júlio Cardoso), Jales, Matão, Mogi Mirim, Santa Rosa de Viterbo, Taboão da Serra e Taquarituba. As Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Araçatuba e São Paulo (da Capital) também participam.

Os horários de vacinação variam de acordo com as orientações dos órgãos municipais de saúde.