Curso técnico de enfermagem começa em três cidades

Embu, Itaraté e Jacareí têm, ao todo, 711 alunos inscritos

seg, 11/01/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Começa nesta segunda-feira, 11, nos municípios de Embu (Grande São Paulo), Jacareí (Vale do Paraíba) e Itararé (Vale do Ribeira) o Curso de Formação de Técnicos em Enfermagem do TecSaúde (Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico para Área de Saúde no Estado de São Paulo).

Ao todo, são 711 alunos distribuídos em 20 turmas em encontros que acontecerão nos períodos da manhã, tarde e noite. O curso é totalmente gratuito. “O curso beneficiará tanto os trabalhadores da área de saúde como a administração pública. No caso dos profissionais, eles vão ganhar maior qualificação, aumentando a sua empregabilidade. Já na esfera administrativa o Estado ganha porque vai melhorar o atendimento à população, com mão de obra mais capacitada”, diz o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

O TecSaúde  é destinado a auxiliares de enfermagem que estejam ou não em atividade.  No total, o programa tem capacidade para formar até 100 mil interessados em todo Estado, num prazo de três anos.  Até o momento, estão inscritos 42.322 candidatos.

Ampliação do atendimento

O objetivo do curso é ampliar a formação escolar dos profissionais de saúde, facilitar a entrada deles no mercado de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população pela rede pública e privada.

O TecSaúde está sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, por meio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Participam ainda do programa o Centro Paula Souza, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, e as secretarias da Saúde e da Educação.

Com duração de até 12 meses, o curso é composto de 690 horas, sendo 490 de aulas teóricas e 200 de estágio supervisionado pelas unidades da ETSUS (Escola Técnica do SUS do Estado de São Paulo).

Da Secretaria de Gestão Pública