Curso superior forma 35 oficiais da Polícia Militar

Profissionais estão habilitados às promoções legais e aptos a assumir postos de comando

seg, 14/12/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Trinta e cinco oficiais da Polícia Militar concluíram o Curso Superior de Polícia (CSP/09). A entrega dos certificados foi realizada na sexta-feira, 11, em ceminônia que contou com as presenças do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, e do comandante geral da PM, Álvaro Batista Camilo.

O Curso Superior de Polícia (CSP) é destinado a oficiais superiores que buscam conhecimento e aprimoramento específicos. Com a certificação, os profissionais estarão habilitados às promoções legais. O curso visa capacitá-los e torná-los aptos a assumir os mais altos postos de comando da corporação como, por exemplo, coronel PM. Além dos 33 oficiais da Polícia Militar, foram certificados um coronel da PM do Estado da Paraíba e um major do Rio de Janeiro.

O secretário da Segurança Pública parabenizou e entregou os certificados aos 35 formandos. Ele ressaltou a responsabilidade e confiança depositada em cada um dos oficiais. “Em breve, os senhores assumirão os destinos da corporação e terão uma responsabilidade muito grande pela frente, que é a de tornar a Polícia Militar cada vez maior, melhor e mais atuante”, disse Antonio Ferreira Pinto.

Estudos colocados em prática

De acordo com a Lei Complementar Estadual nº 1036/08 e decreto 54.911, de 14 de outubro deste ano, o Sistema de Ensino da Polícia Militar, dividido entre o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e o Curso Superior de Polícia Integrado (CSPI), é juridicamente reconhecido como curso de Mestrado – CAO – e Doutorado – CSPI – em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

O próximo passo é a conquista da certificação concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é o órgão do Ministério da Educação responsável por conceder a certificação stricto sensu para as unidades de ensino.

O comandante do Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores (Caes), Luiz Eduardo Pesce de Arruda, explica que o doutorado já tem validade jurídica pelo Ensino Militar. “Agora, fazemos questão de buscar também a certificação da Capes, que trará plenitude na comunicação científica com o mundo acadêmico brasileiro e internacional”.

O curso, de nove meses de duração, traz disciplinas como Teoria Avançada de Polícia Ostensiva, Gestão Organizacional de Polícia Ostensiva e Estratégias de Polícia Ostensiva, além de seminários temáticos. A carga horária total é de 1.580 horas.

Com viagens de estudo, pesquisas de campo, estágios, palestras e fóruns de debate, os oficiais desenvolvem teses focadas na resolução de problemas, que se revertem em benefícios práticos para a sociedade. “Esse modelo permite que grande parte das soluções que a PM encontra para reduzir a criminalidade em São Paulo tenha saído de nossas escolas”, ressalta Arruda.

Da Secretaria de Segurança Pública