Curso promovido pela USP estuda a saúde feminina na fase da menopausa

Inscrição para o processo seletivo termina dia 11 e custa R$ 120; atividade é gratuita e período letivo começa em março

sex, 08/02/2008 - 9h27 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de ampliar a visão do médico e do profissional de nível superior interessado na saúde feminina no período do climatério, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo oferece curso gratuito de especialização na área. As atividades serão iniciadas em março e o prazo para inscrição no processo seletivo termina na segunda-feira, dia 11 de fevereiro.

O climatério é a fase da vida da mulher em que ocorre a transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não-reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. Começa após a última menstruação e divide o climatério em duas fases: pré e pós-menopausa. Em média, ocorre a partir dos 50 anos.Visão holística – O Curso de Especialização em Saúde da Mulher no Climatério será coordenado pelo professor José Mendes Aldrighi, do Departamento de Saúde Materno-Infantil da FSP. É organizado sob o formato de palestras, sob supervisão de renomados profissionais da área da saúde. Oferece visão holística do climatério, abordando o fenômeno como um todo, contemplando os fatores emocional, mental, espiritual e físico de cada mulher.

Inscrição – O curso tem duração de um ano. A inscrição custa R$ 120 e pode ser feita pelo telefone (11) 3061-7787, pelo e-mail svalunos@fsp.usp.br ou pessoalmente, das 8 às 15 horas, no Serviço de Alunos da FSP, na Avenida Doutor Arnaldo, 715, Cerqueira César, na capital.

Temas abordados

Técnicas de Mensuração e Informação em Saúde, Bioestatística, Estatística Vital e Parâmetros Estatísticos; Área Psicossocial: Mulher e Estresse, Depressão e Climatério; Especialidades Médicas no Climatério; Endocrinologia: Diabetes, Obesidade e Tiróide Neurologia: Doença de Alzheimer/Enxaqueca; Cardiologia: Doença Cardiovascular, Hipertensão Arterial; Aparelho Digestivo: Câncer Colo-retal; Imunização, Vulvovaginites, Novos Conceitos em Oncologia, Saúde Bucal no Climatério, Osteoporose, Senescência Cutânea, HPV, Fertilização Assistida Climatério Masculino, Disfunção Erétil, Câncer de Próstata e outros assuntos.

Da Agência Imprensa Oficial e USP

(M.C.)