Curso para utilização de biossólidos na agricultura começa nesta quinta-feira

Os estudos são promovidos em pareceria pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Universidade de São Paulo (USP)

qui, 31/08/2000 - 9h53 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Unidade de Negócio Vale do Paraíba, promove, em parceria com a Universidade de São Paulo – USP, o curso Uso de Biossólidos na Agricultura, nos dia 31 de agosto e 1º de setembro.
A jornada de estudos, que coloca em evidência a utilização dos biossólidos – matéria originada dos resíduos decorrentes do processo de tratamento de esgotos domésticos – na adubação de solos agricultáveis, conta com a participação de especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – EMBRAPA e o apoio da Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP.
Entre os temas a serem apresentados, destacam-se os impactos da utilização de biossólidos no solo, a destinação da produção agrícola adubada através de biossólidos e os aspectos econômicos do uso agrícola desse tipo de adubação. Em experimentos realizados, constatou-se o aumento no nível de produção de arroz, milho e feijão, destinados à alimentação de animais. Estes projetos envolvem diversos estudos detalhados, como o efeito dos organismos no solo, as propriedades físico-químicas dos solos e o desenvolvimento de plantas.
Atualmente, a Unidade de Negócio Vale do Paraíba, através da estação de tratamento de efluentes – ETE Lapavés produz diariamente 10 toneladas de biossólidos, matéria-prima para diversas pesquisas conduzidas pela USP, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ, entre outras instituições.

Data: 31 de agosto e 1º de setembro de 2000
Horário: Abertura às 9 horas
Local: Teatro da UNIVAP, localizado no campus Centro, à Praça Cândido Dias Castejón, no 116 – São José dos Campos/SP.