Curso para cães farejadores do CDP II de Pinheiros

Aperfeiçoamento intensifica segurança na unidade. Em Lucélia, equipe de adestradores foi condecorada

seg, 28/01/2008 - 11h08 | Do Portal do Governo

Dois Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) do Centro de Detenção Provisória “ASP Willians Nogueira Benjamin” (CDP II) de Pinheiros, na capital, responsáveis pelo adestramento de cães na unidade prisional participaram, com os respectivos animais, do Curso que ensina táticas no emprego de cães farejadores, oferecido pelo Canil da Polícia Militar de São Paulo. Os funcionários são responsáveis pelos animais no CDP e o treinamento serviu para aperfeiçoar técnicas usadas no adestramento de animais para esse fim.

O curso é uma especialidade destinada somente a membros das polícias e das forças armadas, devido à quantidade reduzida de vagas (33 ao todo); no entanto, após quase oito meses de tratativas foram disponibilizadas duas vagas de adestradores aos agentes penitenciários do CDP II de Pinheiros.

Além dos agentes da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), a turma era composta por policiais militares de diversos batalhões do Interior do Estado e Vale do Paraíba; representantes da Marinha do Brasil e por um sargento da PM do Estado de Roraima. As 86 horas/aula foram ministradas no próprio Canil da PM, que fica no bairro do Tremembé.

“Acreditamos que esta é a essência que se deve buscar, propiciando uma maior integração das Secretarias e visando sempre o estreitamento dos laços”, ensina o Diretor Técnico de Departamento do CDP, Ricardo Rosendo de Souza. “Na verdade buscamos sempre o mesmo objetivo que é o profissionalismo e seriedade a serviço da Sociedade”, concluiu.

Busca e salvamento

Em outubro de 2007, três cães e seus respectivos adestradores, da Penitenciária de Lucélia foram condecorados pela participação no Seminário Internacional de Cães de Busca e salvamento, realizado na Unidade Militar do Regimento Deodoro em Itu-SP.

Da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária

(I.P.)