Curso: Oficina de Sorocaba promove palestras gratuitas de cinema e teatro

nd

ter, 22/05/2001 - 20h01 | Do Portal do Governo

A Oficina Cultural Grande Otelo, de Sorocaba, pertencente à Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, promove nesta quinta (24), às 19h30 , as palestras ‘A Vera Cruz e o Projeto de Cinema Industrial no Brasil’, tendo como convidado Rubens Machado e a ‘Vida e Obra de Jorge de Andrade, por Daher Celidônio. Na sexta (25), às 19h30 acontece a Leitura Dramática ‘Pedreira das Almas’, um dos clássicos de Jorge de Andrade.

Na palestra de cinema, Rubens Machado vai abordar os modelos de representação e o sistema de produção e distribuição; a dramaturgia dos roteiros e concepção de mise-en-scene e decupagem técnica.

Ao lado de Nelson Rodrigues, Jorge de Andrade é o autor da obra teatral mais significativa do Brasil. Participou do movimento de renovação do teatro brasileiro, obtendo o reconhecimento do público e da crítica com ‘A Moratória.

‘Pedreira das Almas’ é uma de suas obras mais controversas, com um realismo maleável, capaz de assimilar recursos expressionistas e simbólicos e abrir-se a processos de teatro épico e anti-ilusionista.

O diálogo é forte e incisivo, cuidadosamente trabalhado para produzir, de forma estilizada, a fala dos personagens.

Palestras

– 24/05 – quinta – a partir das 19h30

Leitura dramática

– 25/05 – sexta – a partir das 19h30

Oficina Cultural Grande Otelo

Praça Frei Baraúna s/n – Centro – ( 0 xx 15 – 232-6096)

Entrada franca