Curso no HC de Botucatu aborda desenvolvimento na fala de crianças

Hospital das Clínicas realizou a iniciativa, no último sábado (17), em parceria com seu Serviço de Fonoaudiologia

ter, 20/08/2019 - 16h40 | Do Portal do Governo

No último sábado (17), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com seu Serviço de Fonoaudiologia, realizou o curso “Desenvolvimento e alterações da fala da criança – Como identificar e ajudar seu filho”.

De acordo com a coordenadora do serviço, Priscila Watson, o tema é relevante para ajudar diversas mães que tem dúvidas sobre o desenvolvimento da fala dos filhos. “As dúvidas mais frequentes são se a criança está falando errado ou qual a faixa etária adequada para o desenvolvimento, entre outras. O curso foi pensado para quem tem os pequenos em casa, com orientações essenciais de quando procurar um profissional”, afirmou.

Primeira infância

O curso foi ministrado pela fonoaudióloga do HCFMB Maria Gabriela Cavalheiro. De acordo com ela, é na primeira infância que o foco na percepção das alterações da fala deve ser colocado.

“Qualquer tipo de reabilitação é mais efetivo entre zero e três anos. Nesse caso, precisamos que professores e pais fiquem atentos aos primeiros sinais. Podemos trabalhar melhor e com pouca estimulação. A criança pode ter um desenvolvimento adequado na parte oral e escrita”, salientou.

Na avaliação da profissional de saúde, todos podem estar atentos às respostas do bebê durante uma interação. “Observar o sorriso, o reconhecimento da voz dos familiares e a percepção de alguns sons são alguns fatores importantes. Entre um ano e meio e ou dois anos, a criança já deve formar algumas frases, sem necessariamente já formar o som da fala ou ter a gramática correta das palavras”, completou.