Curso formará 200 supergerentes para Saúde

O curso terá duração de 360 horas, equivalentes a um ano e dois meses

ter, 30/10/2007 - 10h42 | Do Portal do Governo

O governo do Estado de São Paulo deu início a um curso inédito de especialização em Gestão Pública em Saúde para cerca de 200 servidores das coordenadorias e departamentos regionais de saúde, da capital e do interior. É uma iniciativa da Secretaria da Saúde, em parceria com a Fundação do Desenvolvimento da Administração Pública (Fundap), vinculado à Secretaria de Gestão Pública.

“O problema número um é a humanização do atendimento, mais do que as filas e a falta de médicos. Esse é um tremendo desafio que temos pela frente”, afirmou o governador José Serra, na semana passada, durante aula inaugural do curso, no auditório do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo.

O secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, reforçou a idéia de que o objetivo do curso é aliar o conhecimento técnico dos alunos com as habilidades na área de gestão. “Podemos melhorar muito o serviço público levando aprendizado, ferramentas e sistemas para evitar desperdícios”, ressaltou. 

Turmas descentralizadas – O objetivo da iniciativa é preparar os gestores para atuar em três grandes frentes: capacidade de negociação, gestão da informação e apoio técnico. Entre os temas a ser abordados estão a desburocratização (visando à qualidade do serviço prestado), o sistema orçamentário e financeiro, a gestão de pessoas e planejamento e o controle e monitoramento do processo de compras (gestão de suprimentos).

O curso terá duração de 360 horas, equivalentes a um ano e dois meses. A meta é treinar funcionários para postos-chave da Secretaria da Saúde, elevando a qualidade do gerenciamento em diversas áreas de atuação.

As aulas serão semanais e divididas em turmas descentralizadas (São Paulo, Ribeirão Preto, Botucatu, Marília e Campinas).

“Esses profissionais serão uma espécie de supergerentes de Saúde. Isso é muito importante não só para a secretaria, mas também para a população, que é a beneficiária final”, avalia o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. 

Manoel Schlindwein, com Secretaria da Saúde