Curso em Negociações Internacionais abre inscrições

Pós-graduação é resultado de parceria entre Unesp, Unicamp e PUC-SP

qui, 22/02/2007 - 21h41 | Do Portal do Governo

O Curso de Especialização em Negociações Econômicas Internacionais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e PUC/SP, tem inscrições abertas de 22 de fevereiro a 23 de março. O curso será ministrado no prédio da Reitoria da Unesp, na Rua Quirino de Andrade, 215, próximo ao Metrô Anhangabaú, em frente à Biblioteca Municipal da cidade de São Paulo.

A iniciativa tem apoio do Instituto de Pesquisas em Relações Internacionais, do Ministério das Relações Exteriores – IPRI/MRE, do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais – IEEI e do Centro de Estudos das Negociações Internacionais – CAENI.

Com início e término previsto, respectivamente, em 3 de abril e 13 de dezembro, o curso tem duração de 400 horas, com aulas às terças, quartas e quintas feiras das 19h30 às 22h30. O diploma será fornecido pela Unesp, em nível de pós-graduação lato sensu. “O curso integra o Programa San Tiago Dantas, da Unesp, Unicamp e PUC/SP, que tem o apoio da CAPES – do Ministério da Educação e agrega professores e pesquisadores dessas e outras instituições, somando competências, interdisciplinariedade e inovação”, diz o coordenador do curso, Luis Ayerbe, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara.

As atividades oficiais do Programa iniciaram-se em 2003, com a criação de um mestrado strictu senso, que está atualmente na sua quinta turma e incorporou, em 2006, a área de concentração “Paz, Defesa e Segurança Internacional”, dentro do Programa Pró-Defesa, vinculado à Capes e ao Ministério da Defesa.

Em 2004, foi criado o curso de especialização em Negociações Econômicas, que é oferecido, neste ano, pelo ano seguido. “Ele visa atender a crescente demanda no Brasil por profissionais qualificados para interagir de maneira competente e criativa com os desafios de um contexto global marcado pela acelerada ampliação e sofisticação da agenda de decisões, proporcionando uma formação adequada ao atendimento das novas realidades”, informa o coordenador.

O público alvo é constituído de profissionais portadores de diploma superior oriundos do setor público, privado e de organizações não-governamentais que desenvolvam atividades vinculadas à negociação e tomada de decisões, análise de conjuntura, elaboração de cenários, formulação e avaliação de projetos, gestão e planejamento estratégico, jornalismo internacional.

Entre os temas abordados estão Relações Internacionais Contemporâneas, A Dinâmica da Economia Internacional a partir do pós-guerra: Processos de Globalização, Empresas Transnacionais e Cadeias Produtivas, Análise de política externa, Diplomacia Econômica, Multilateralismo, Regionalismo e Comércio Internacional, Economia Política Internacional e Aspectos ambientais e cláusulas trabalhistas nas negociações multilaterais.

As inscrições podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e PUC-SP. O custo total do curso é R$ 10.400,00, dividido em 13 parcelas de R$ 800,00. Outras Informações pelo telefone (11) 3101-0027.

Do Portal da Unesp

(R.A.)