Curso do MAC ensina as técnicas utilizadas no trabalho com argila

Curso motiva a construção de uma expressão plástica permeada por intenções, sentimentos e emoções

qui, 22/02/2007 - 22h01 | Do Portal do Governo

A cerâmica é conhecida pelo homem provavelmente desde a época das cavernas. Para entender melhor como se trabalha com esse material, a unidade Ibirapuera do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC) realiza o curso Argila como Veículo de Autoconhecimento, Criatividade e Expressão, entre 5 de março e 28 de maio, sempre às segundas-feiras, das 14h30 às 16 horas. As aulas estarão a cargo da professora Sil Farina, graduada em Comunicações e Artes.

O público interessado é composto por artistas plásticos, arte-educadores, estudantes de arte e pessoas interessadas em técnicas de trabalhos cerâmicos e no desenvolvimento criativo e artístico por meio da argila. Há possibilidade de formação de grupos especiais para crianças, adolescentes, adultos e terceira idade.

O curso levará ao participante o contato com a argila na forma mais pura e tátil que o material sugere. Aprenderá técnicas básicas da cerâmica para criar objetos utilitários, artísticos ou decorativos e ainda desenvolver a criatividade por meio da plasticidade da argila. Sil Farina conta que trabalha numa vertente terapêutica para permitir ao aluno conhecer os próprios limites, ampliá-los e modificá-los pela capacidade criadora. Desse modo, o curso motiva a construção de uma expressão plástica permeada por intenções, sentimentos e emoções.

Ela irá ensinar as técnicas da bola (vasos), da lastra (placas/murais/cachepôs), serpentina (peças com estreitamento e alargamento), mista I (bola e lastra), mista II (bola, serpentina), exercícios de textura na argila, tema cubo (peça abstrata), tema esfera e iniciação à escultura.

Embora o curso seja realizado no Ibirapuera, as inscrições devem ser feitas no MAC da Cidade Universitária até o dia 28. São 30 vagas e o valor do curso é de R$ 270, divididos em três mensalidades de R$ 90.

SERVIÇO

MAC Cidade Universitária: Rua da Reitoria, 109 – São Paulo

MAC Ibirapuera – Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3° piso – Parque Ibirapuera

Informações: (11) 3091-3559

Da Agência Imprensa Oficial

(R.A.)