Curso de técnico em enfermagem forma primeiras turmas

Destinado a auxiliares de enfermagem que estejam ou não em atividade, curso é gratuito

ter, 25/05/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Começam a ser graduados os primeiros alunos do curso de Técnico em Enfermagem do TecSaúde  (programa de formação de profissionais de nível técnico para área de saúde).  Ao todo, 18 turmas, com um total de 391 alunos, receberam a certificação. Os formandos fazem parte dos Cefor (Centro de Formação) de Araraquara, Assis, Franco da Rocha e Osasco

O curso de formação de técnico em enfermagem é totalmente gratuito. “O curso vai beneficiar tanto os trabalhadores da área de saúde como a administração pública. No caso dos profissionais, eles vão ganhar maior qualificação, aumentando a sua empregabilidade. Já na esfera administrativa, o Estado ganha porque vai melhorar o atendimento à população, com mão de obra mais capacitada”, diz o secretário de Gestão Pública, Marcos Monteiro.

Ampliar atendimento 

O TecSaúde  é destinado para os auxiliares de enfermagem que estejam ou não em atividade.  Estão inscritos no programa até o momento, 42.322 candidatos. O objetivo do curso é ampliar a formação escolar dos profissionais de saúde, facilitar a entrada deles no mercado de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população pela rede pública e privada.

O TecSaúde está sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, por meio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Participam ainda do programa o Centro Paula Souza, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, e as secretarias da Saúde e da Educação.

Com duração de dez meses, o curso é composto de 690 horas, sendo 490 de aulas teóricas e 200 de estágio supervisionado pelas unidades da ETSUS (Escola Técnica do SUS do Estado de São Paulo).

Da Secretaria de Gestão Pública