Curso de pós-graduação em Inovação e Empreendedorismo tem mais de mil alunos

Iniciativa é parceria entre a Unesp, a Univesp e o Crea-SP, com aulas realizadas no formato de ensino a distância

qui, 26/03/2020 - 14h19 | Do Portal do Governo

O curso de especialização lato sensu “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias”, criado em parceria entre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), inicia a primeira turma com mais de 1.300 inscritos.

A iniciativa, dividida em cinco módulos (empreendedorismo, tecnologias, inovação, gestão tecnológica e método científico e projeto integrador), tem duração de 15 meses (com 360 horas). A Univesp e a Unesp serão responsáveis pelas certificações.

O curso terá atividades online em ambiente virtual e, no fim de cada módulo, serão realizadas atividades presenciais nos polos de apoio, ligados às regiões administrativas do Crea-SP. Além disso, a parceria segue as diretrizes estabelecidas para os cursos de pós-graduação lato sensu da Unesp e reunirá o conhecimento de professores das universidades com o de profissionais qualificados do mercado, especialistas em inovação.

Metodologia científica

Durante os módulos, os pós-graduandos serão inseridos no universo da metodologia científica, percorrerão o caminho da transformação de uma ideia em uma inovação para fins comerciais, terão contato com a cultura do empreendedorismo e acesso a ferramentas de negócios para melhorar a gestão de projetos e as tomadas de decisão.

No fim, os alunos devem propor um “Projeto Integrador” no formato de uma Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em pequenas empresas.

Os interessados podem obter mais informações sobre o curso pela internet.