Curso de Padaria Artesanal oferece oportunidades de qualificação em SP

Atividades da capacitação ocorrem no Palácio dos Bandeirantes, Parque da Água Branca e Vila Olímpica Mário Covas

sex, 28/09/2018 - 12h59 | Do Portal do Governo

Projeto voltado para pessoas de baixa renda do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (Fussesp), o curso de Padaria Artesanal continua a oferecer conhecimento e oportunidades para os participantes, que qualifica gratuitamente profissionais e capacita alunos na produção de dez tipos de pães, feitos com vegetais e frutas.

As atividades conduzidas pelo Fundo Social ocorrem em unidades próprias do Fundo Social, além das instaladas nos municípios por meio de convênios com as prefeituras e, na capital, em entidades sociais. Os cursos têm duração de um dia, com carga horária de oito horas, e são realizados de terça a quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, Parque da Água Branca e Vila Olímpica Mário Covas. Desde 2011, cerca de 100 mil pessoas já foram qualificadas.

Moradora da região de Interlagos, na zona sul da capital paulista, a confeiteira Adriana Prado Alves Duarte, de 36 anos, participou do curso ao lado do marido nesta quinta-feira (27), na unidade do Palácio dos Bandeirantes. Ela recebeu indicação de um professor durante a realização de um curso do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ligou para o Fussesp e conseguiu as vagas.

“Temos que aproveitar a oportunidade, pois a atividade é gratuita. Já trabalhei com máquinas na área, mas aqui aprendemos como fazer os produtos de modo artesanal”, avalia a confeiteira. “O atendimento é excelente. Aprendemos diversos tipos de pães, com receitas fáceis”, acrescenta.

De acordo com Adriana Prado Alves Duarte, os vizinhos reclamam da qualidade dos pães no bairro. Após o conhecimento adquirido no curso de Padaria Artesanal, ela pensa em empreender no setor.

Conhecimento

A empregada doméstica Fabiana Luciano Cunha, residente em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, soube da Padaria Artesanal por meio de um colega de curso na área de gastronomia. “Faço pães para a família e a intenção, agora, é também produzir para vender, pois já aceito encomendas para salgados”, explica.

“Tudo no curso foi ótimo. As pessoas têm preconceito de que o que é oferecido de graça tem qualidade ruim”, afirma Fabiana Luciano Cunha, que, aos 37 anos, pretende iniciar uma qualificação.

A iniciativa também forma agentes multiplicadores, com a capacitação de duas pessoas por entidade social ou Fundos Municipais que, ao voltarem para as comunidades, terão o compromisso de transmitir os conhecimentos e habilidades adquiridas a outras pessoas.

Aos 38 anos, a ajudante de cozinha Gelda Marques dos Santos recebeu uma indicação do namorado sobre a Padaria Artesanal. Ele participou das atividades do curso de Assentados de Azulejos, também promovido pelo Fundo Social, e recomendou a participação na iniciativa que ensina a produzir pães.

Em seguida, Gelda Marques dos Santos ligou para fazer a inscrição e obteve sucesso. “Eu já tinha feito massa para salgado, mas nunca para pães. O curso serve como uma terapia para nós. Gostei muito. O atendimento é muito bom”, salienta a ajudante de cozinha.

Ela faz pães para a família e, a partir de agora, pensa em fazer produtos para vender. O próximo curso do Fussesp a ser feito pela ajudante de cozinha ensinará as técnicas de colomba pascal, panetone e pão de mel.

Aprendizado

Há seis meses no Brasil, a alemã Edda Drecshler, de 27 anos, também participou das atividades no Palácio dos Bandeirantes. Formada em Medicina e residente na cidade de Dresden, na Alemanha, ela só tinha aprendido sozinha a fazer pães. “Achei muito legal oferecerem o curso gratuitamente. O aprendizado foi muito bom. Voltarei à Alemanha em dois meses”, revela.

Edda Drecshler está na casa de um amigo e elogia o comportamento extrovertido dos brasileiros, inclusive durante o aprendizado na Padaria Artesanal. “Gosto muito do Brasil e pretendo retornar. As pessoas são mais abertas e a natureza, mais bonita”, ressalta a médica alemã.

O curso é destinado a pessoas com mais de 16 anos, não sendo exigida escolaridade mínima. O curso é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), que oferece o corpo técnico e metodologia.

Durante as atividades, os alunos recebem material didático, uniforme e alimentação. Para informações sobre inscrições e fila de espera, os interessados devem entrar em contato pelos telefones (11) 2193-8446/8969.