Curso de Medicina da USP de Bauru volta às atividades para o 2º semestre

Aulas da turma pioneira no campus do município paulista, com início em 2018, recomeçaram na última segunda-feira (30)

sex, 03/08/2018 - 14h36 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (30), os alunos do curso de Medicina do campus da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru começam as atividades do segundo semestre de 2018. Vale destacar que uma solenidade realizada no dia 6 de julho marcou o encerramento do primeiro semestre, mesma data do decreto de criação do Hospital das Clínicas (HC) do município do interior paulista.

Na ocasião, o entusiasmo e boas expectativas marcaram o evento, que ocorreu nas dependências do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, com reunião de estudantes, familiares, professores, servidores, dirigentes do campus e autoridades. Em 2017, o Conselho Universitário da instituição de ensino aprovou, na reunião de 4 de julho, as atividades de Medicina no campus.

“O sonho se tornou realidade. A frase que marcou o tão sonhado curso de Medicina de Bauru reflete também o sentimento dos alunos da primeira turma do curso. Foi um caminho árduo, que cada um sabe o que custou”, destaca o estudante Victor Cardozo, representante dos estudantes do curso de Medicina.

“Árduo também foi o nosso semestre, porém com muitas surpresas e aprendizados. Somos gratos a todos que cotidianamente batalham para que nosso curso se concretize”, acrescentou.

Também representante dos alunos do curso, a estudante Bianca Santa Maria fez agradecimentos aos professores e servidores da universidade. São muitas pessoas a quem devemos a nossa gratidão, por trabalharem tanto para que esse sonho se torne uma realidade”, enfatizou.

Expectativas

Na avaliação do professor José Sebastião dos Santos, coordenador do curso de Medicina da USP-Bauru e superintendente do HRAC/Centrinho-USP, o primeiro semestre superou as expectativas. “Achávamos que teríamos mais dificuldades, pois estamos trabalhando com uma proposta curricular diferente, que envolve uma participação muito ativa dos estudantes. Tivemos uma boa acolhida no campus de Bauru, na própria cidade e a interação dos estudantes com os serviços de saúde foi muito positiva”, explicou.

“Como professores, estamos muito satisfeitos. Isso não significa que não temos muitos desafios, como pensar no Hospital das Clínicas e fortalecer os acordos de cooperação com o Sistema Único de Saúde da cidade e da região. Mas o caminho é esse”, completou o docente.

“O curso de Medicina da USP de Bauru está acontecendo e já completou um semestre, para nossa grande satisfação. É com enorme alegria que parabenizo a primeira turma do curso de Medicina pela conclusão, com brilhantismo, do primeiro semestre”, ressaltou o vice-diretor em exercício da Faculdade de Odontologia de Bauru, professor Guilherme Janson.

Já o vice-coordenador do curso de Medicina da USP-Bauru, professor Gerson Alves Pereira Júnior, salientou que o conteúdo promove uma mudança de concepção e da maneira de formar os jovens. “No primeiro semestre, tivemos muitas emoções em relação à programação do curso, com atividades pouco usuais para aqueles que não estão afeitos às metodologias ativas. Mas a proposta tem sido absorvida gradativamente pelos estudantes e professores. Estamos tentando resgatar nos estudantes o prazer de estudar, com uma mudança de cultura avaliativa, que não seja punitiva. E já vemos o crescimento deles, de postura e visão”, analisou o docente.

Satisfação

Professora do curso de Medicina e responsável pelo Núcleo de Educação e Capacitação em Saúde (Necs), Alessandra Mazzo destacou a intensidade do trabalho e a satisfação com os resultados. “Temos aprendido em conjunto nesse novo caminhar, na comunidade e dentro dos laboratórios. Quero agradecer aos meus amigos de universidade, que têm encarado o curso com tanta garra, para que consigamos formar não só bons profissionais, mas boas pessoas, que possam transformar a realidade e construir aqui uma história muito bonita”, disse.

A solenidade de encerramento do primeiro semestre do curso de Medicina também contou com a participação do jornalista José Eduardo Amantini, que representou o deputado estadual Pedro Tobias, com papel importante na concretização da iniciativa, além do médico Rafael Arruda Alves, diretor do Departamento de Urgência e Emergência do município de Bauru, entre outros líderes da região.