Curso de fotografia para deficientes visuais promove inclusão social

Com inscrições abertas e gratuitas, a iniciativa acontece na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo

qua, 20/10/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove a partir da próxima segunda-feira, 25, o Projeto 24 Horas de Olhar. O ponto de partida dessa ação é iniciar as pessoas com deficiência visual na arte de fotografar. Para isso, serão formadas duplas com alunos sem deficiência, que, por sua vez, aprenderão métodos específicos para descrever as paisagens à sua frente, para que possam auxiliar os colegas. Todos terão condições de avaliar o resultado de seus trabalhos, já que algumas fotos serão reveladas com texturas.

O objetivo do projeto é aliar capacitação profissional à inclusão social de pessoas com deficiência visual. A iniciativa será viabilizada pela parceria com a Fundação Stickel, entidade sem fins lucrativos que atua no bairro Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. O curso possibilitará que pessoas com deficiência visual aprendam a fotografar. Um dos professores do curso é o fotógrafo e jornalista Teco Barbeiro, que tem deficiência visual e atuou recentemente na campanha publicitária da Associação Desportiva para Deficientes ADD). “Pretendo ensiná-los como usar os outros sentidos. Mostrar que é possível fotografar sem enxergar e que a fotografia é uma forma de inclusão social”, afirma Barbeiro.

Os participantes também trocarão experiências com outros renomados fotógrafos, como Juan Esteves e Arnaldo Pappalardo. A programação inclui a formação em Audiodescrição, ministrada pela professora Lívia Maria Villela de Mello Motta, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, que atua na área de treinamento de professores para a escola inclusiva e na inclusão cultural das pessoas com deficiência visual.

O curso será realizado até dezembro na Casa de Cultura da Fundação Stickel. “A ideia é fazer com que o participante com deficiência visual também possa se expressar por meio da construção de imagens, a partir de imagens mentais e clicando momentos diversos do cotidiano”, explica a superintendente da Fundação Stickel, Monica Picavêa.

A turma inicial será composta por 16 alunos. As inscrições podem ser feitas na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com Daniela Auler  – Telefone: (11) 5212-3700 (Ramal 3778) ou pelo e-mail: dauler@sp.gov.br

Sobre a Fundação Stickel

Criada em 1954, por conta da atuação social e assistencial do casal Martha e Erico Stickel, a Fundação Stickel teve como proposta inicial atender crianças carentes afetadas pela tuberculose. Posteriormente, a vocação da entidade foi revista e focada no fomento à arte contemporânea brasileira e no desenvolvimento de comunidades com altos índices de vulnerabilidade social.

Atualmente, a fundação realiza diversas ações voltadas à promoção de trabalhos de artistas em ascensão no campo da fotografia, gravuras e outras artes, que, em contrapartida, disponibilizam seus conhecimentos aos jovens da Vila Brasilândia, ministrando oficinas e workshopem parceria com a Fundação.

A instituição investe ainda em programas voltados à geração de renda para a comunidade da Vila Brasilândia, como o “Jovens de Talento” e “Mulheres de Talento”, possibilitando aos assistidos pelos projetos oportunidades de inserção social pelo trabalho e pelo acesso à cultura (http://www.fundacaostickel.org.br/).

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência