Curso de combate a incêndios em florestas termina nesta sexta-feira em Atibaia

Treinamento é realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente

sex, 11/08/2000 - 9h43 | Do Portal do Governo

O Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), que coordena a Operação Mata Fogo, promove até esta sexta-feira, dia 11, Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na região de Atibaia.

O curso está sendo realizado na Eco Pousada Pedra Grande, no quilômetro 65 da Rodovia D. Pedro I, em Atibaia. Participam do treinamento integrantes da Polícia Florestal e de Mananciais, Técnicos de Prefeituras, do DEPRN, integrantes da brigada de incêndio da Prefeitura de Piracicaba; voluntários de Defesa Civil e funcionários das Unidades de Conservação do Instituto Florestal da SMA.

Faz parte do currículo do treinamento as disciplinas de Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros, Legislação Florestal e Socorro à fauna, desenvolvidas pelos participantes durante a semana. Cartografia, Navegação e Orientação, Técnicas de Combate a Incêndios Florestais e Perícia de Incêndios são temas abordados tanto na teoria quanto na prática.

Criada em 1989 e regulamentada pelo Decreto Estadual nº 36.552 de 15 de março de 1993, a Operação Mata Fogo é resultado da colaboração técnica das Secretarias do Meio Ambiente, da Segurança Pública e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Governo de São Paulo.