Curso da Defesa Civil em Bauru incentiva prevenção contra desastres

Curso será realizado entre os dias 9 e 12 de abril

seg, 09/04/2007 - 16h49 | Do Portal do Governo

Entre os dias 9 e 12 de abril, os instrutores da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), da Casa Militar do Gabinete do Governador, estarão em Bauru para ministrar o Curso de Avaliação de Danos (CADAN) para cerca de 40 técnicos de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC) da região.

Com essa iniciativa de capacitação, a CEDEC pretende formar técnicos capazes de avaliar e mapear danos e prejuízos causados por desastres.

Os participantes do CADAN, indicados pelas COMDEC, poderão aprender sobre a coordenação de equipes, a classificação e a caracterização das conseqüências de um desastre e a preparação de mapas de áreas sob risco de catástrofes.

Os instrutores da CEDEC ensinam também sobre o preenchimento do Formulário de Avaliação de Danos (AVADAN), documento que serve para dimensionar o desastre e é uma das exigências para a homologação pelo Governo do Estado e posterior reconhecimento pelo Governo Federal da decretação de situação de emergência ou do estado de calamidade pública em um município.

“O Avadan apresenta a radiografia do desastre e contribui com informações importantes para o Sistema Estadual de Defesa Civil”, explica o major PM Jefferson de Almeida, Diretor do Departamento de Defesa Civil. “Com o histórico de eventos adversos é possível identificar áreas de risco, prevenir e responder a desastres e organizar a reconstrução de áreas atingidas por catástrofes”, acrescenta o coronel PM Miguel Libório Cavalcante Neto, Coordenador Estadual de Defesa Civil.

A programação do CADAN em Bauru prevê ainda aulas sobre avaliação de riscos específicos e meteorologia, ministradas por parceiros da CEDEC (Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Instituto Geológico e Somar Meteorologia).

O Curso de Avaliação de Danos (CADAN) acontece no auditório da prefeitura municipal, na Praça da Cerejeira, 159, centro, em Bauru.