Curso capacita indígenas para manejo sustentável de palmito

Grupo de 20 indígenas aprenderá técnicas para reprodução de palmitos e receberá noções de gestão administrativa

ter, 23/03/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) promove um curso nesta terça-feira, 23, que capacitará índios de três aldeias da cidade de São Paulo para manejo sustentável de palmito na mata atlântica. O curso será realizado no Parque Estadual Fernando Costa e reunirá 20 indígenas das aldeias Tenonde Porá, Krukutu e Jaraguá.

Durante as aulas, o grupo aprenderá como reproduzir palmitos aperfeiçoando e aplicando técnicas já desenvolvidas e introduzindo a gestão administrativa em harmonia com a cultura guarani. Além disso, serão apresentadas todas as etapas necessárias para o replantio e a reposição dos palmitos nas aldeias. Também serão discutidas atividades socioeducacionais que resgatem a cultura guarani e valorizam as suas tradições agrícolas.

A programação do curso ainda inclui orientações sobre a administração e comercialização de palmito, mostrando como é possível aproveitar outras partes da planta. As palestras abordarão a importância do palmito Juçara, coleta de sementes, criação de sementeira, transplante para sacos, acompanhamento do crescimento das plantas, adaptação ao sol, transplante para o campo e avaliação dos resultados.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento