Curso capacita 25 técnicos do Itesp

Os funcionários deverão atuar na execução e implementação do programa nas áreas de assentamentos do Estado

sex, 02/03/2007 - 17h25 | Do Portal do Governo

Para dar andamento ao convênio estabelecido entre a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), responsável pela implementação do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, 25 técnicos da Fundação Itesp foram capacitados durante um curso de três dias. Os funcionários deverão atuar na execução e implementação do programa nas áreas de assentamentos do Estado.

O Programa de Microbacias Hidrográficas é uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird), além de prefeituras municipais. O programa é executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Cati, com o objetivo de estabelecer uma política de preservação do solo e da água. A atuação é feita em todo o Estado, incentivando as comunidades rurais a reverem ações, valores culturais e sociais, além de apoiar atividades que propiciam resultados positivos na recuperação ambiental e na qualidade de vida dessas comunidades de maneira sustentável.

O curso, último de uma série já levada aos técnicos do Itesp, pretende apresentar o Programa de Microbacias, a operacionalização e a metodologia de trabalho desenvolvida junto às comunidades inseridas nas microbacias, visando garantir a execução das atividades previstas no convênio com a Fundação Itesp. Após a capacitação, os técnicos do Itesp tornam-se executores do Programa em conjunto com a Cati. Entretanto, irão trabalhar nas microbacias existentes nos assentamentos rurais.

O diretor executivo do Itesp, Gustavo Ungaro, ao prestigiar o curso, considerou de grande importância o entrosamento entre os órgãos públicos, que vem de encontro à proposta da atual gestão da Fundação. ”É necessário trabalharmos de forma convergente, pois este entrosamento beneficia aqueles que dependem do poder público”, disse Ungaro.

Assinado há oito meses, o convênio já possibilitou a identificação e aprovação de projetos em 17 microbacias em áreas de assentamentos nos municípios de Euclides da Cunha, Marabá Paulista, Caiuá, Promissão, Brejo Alegre e Andradina, dentre outros, e a identificação de mais 10 microbaciais, cujos projetos estão em fase de elaboração nas comunidades para posterior tramitação nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural e Regional, para finalmente serem aprovados pela Gerência Estadual do Programa- Cati. “O programa já tem proporcionado melhorias aos trabalhadores assentados e pode ampliar ainda mais esses benefícios”, acrescentou o diretor.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania