Curso aborda preservação de documentos históricos

Iniciativa é resultado de parceria entre o Cedem e a Bunge

ter, 06/11/2007 - 10h16 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 6, o Centro de Documentação e Memória (Cedem) da UNESP e a Fundação Bunge promovem o curso Conservação e preservação de documentos textuais. O evento, que ocorre no auditório do Cedem, em São Paulo, pretende contribuir para a manutenção de documentos com valor histórico em diversas instituições.

O curso reúne 80 profissionais da área, representantes de instituições públicas e particulares do Estado de São Paulo, entre elas a Pinacoteca, o Museu de Arte Moderna, METRÔ (Cia. do Metropolitano), Centro Cultural e Centro de Documentação e Memória da GOL – Transportes Aéreos. Na ocasião serão abordadas informações técnicas sobre a conservação e a restauração de acervos bibliográficos, além de estudo de casos sobre os fatores da degradação de acervos.

O curso será coordenado por Maria Aparecida de Vries Mársico, mestre em História da Arte, especialista em conservação e restauro de papel e chefe da divisão de conservação e restauro da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Cedem e Fundação Bunge – Firmada no início deste ano, por meio do Centro de Memória Bunge, a parceria faz parte do programa Jornadas Culturais, do qual participam profissionais especializados em história, aquivística e museologia.

A iniciativa da Bunge para difundir as práticas de conservação de acervos envolve, além da UNESP, outras nove importantes entidades culturais de São Paulo. Este é o primeiro curso que o Cedem abriga desde o início da parceria.

Serviço:

Curso Conservação e preservação de documentos textuais;

Auditório do Centro de Documentação e Memória;

Dia 6 de novembro, das 9 h às 16 h;

Praça da Sé, 108, 7º andar

São Paulo – SP

www.cedem.unesp.br

www.fundacaobunge.org.br

Da Unesp