Cursinhos da Unesp aprovam 707 alunos em públicas

Pré-vestibulares atendem jovens socioeconomicamente carentes

qui, 27/03/2008 - 20h14 | Do Portal do Governo

Durante o II Seminário de Cursinhos Pré-Vestibulares da UNESP, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), a pró-reitora Maria Amélia Máximo de Araújo fez um balanço das atividades realizadas pelo Programa de Cursinhos Pré-Vestibulares Gratuitos para Alunos Egressos da Rede Pública, presentes em 30 Unidades Universitárias. O evento reuniu alunos, professores e vice-diretores envolvidos com os cursinhos na sede da Reitoria, na terça-feira.

Segundo dados da Proex, entre 3.714 jovens assistidos pelo Programa em 2007, 1.050 (28%) foram aprovados em concursos vestibulares 2008, sendo 707 em universidades públicas. Os preparatórios são oferecidos para pessoas socioeconomicamente carentes das comunidades próximas aos câmpus da UNESP. As aulas e monitorias são ministradas pelos graduandos dos diferentes cursos, sob a coordenação dos vice-diretores. “Verificamos que esta é uma das ações afirmativas bem-sucedidas que tem beneficiado a população de menor renda”, assinala Maria Amélia.

Na ocasião, Maria Amélia também citou os recursos de R$ 1,5 milhão, obtidos a partir de convênio com a Secretaria de Ensino Superior (SES), compra de material didático e aumento no número de bolsas aos universitários participantes. A docente mencionou, ainda, o acordo firmado com o Banco Real que beneficiou os pré-vestibulares, entre outras iniciativas da Proex.

Presente ao evento, o superintendente do Banco Real, Luiz Fernando Villas Boas falou da política do Banco em apoiar iniciativas voltadas para a formação de cidadãos. “Temos uma preocupação muito grande com a sustentabilidade, e o Banco decidiu apoiar esse programa que tem como foco principal a capacitação dos jovens, preparando-os para o futuro”, salientou.

“Esse programa, na visão da administração central, é um exemplo que a Universidade pode dar ao País”, disse o vice-reitor em exercício da reitoria Herman Cornelis Jacobus Voorwald Voorwald. Para ele, pela sua disposição geográfica no interior do Estado, a UNESP pode desenvolver programas de inclusão social com grande impacto. “Os cursinhos pré-vestibulares desempenham esse papel, ao incluir jovens carentes pelo mérito acadêmico”, enfatizou Voorwald.

Na opinião da pró-reitora de Graduação Sheila Zambello de Pinho, ao se dispor a dar aulas, “os universitários formam-se como cidadãos, antenados aos problemas sociais do País e das comunidades em que estão inseridos”.

Participaram também do evento a secretária-geral Maria Dalva Pagoto; o superintendente do setor público do Banco Real, Jairo de Magalhães Costa; a gerente de segmento do Real, Sônia Rita Rodrigues; a deputada estadual Maria Lúcia Amary; e o assessor de imprensa da SES, Sebastião Aguiar.

Daniel Patire

Da Unesp

C.M.