Cursinho pré-vestibular abre inscrições a estudantes carentes

MedEnsina presta auxílio em diversos vestibulares, inclusive no da Fuvest

qui, 29/11/2007 - 11h14 | Do Portal do Governo

Eles são jovens, alunos do curso de Medicina da Universidade de São Paulo, têm entre 18 e 24 anos e um projeto comum: ajudar estudantes carentes, provenientes do ensino público, a cursar uma faculdade. Assim é o corpo docente do cursinho pré-vestibular MedEnsina, que abre inscrições para a prova de seleção nos dias 1º e 2 de dezembro e nos dias 26 e 27 de janeiro. Os candidatos devem se dirigir ao Centro Acadêmico Osvaldo Cruz, na Avenida Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César.

Gratuito e sem fins lucrativos, o curso tem como objetivo democratizar o acesso da população de baixa renda ao ensino superior. São 34 professores-alunos, divididos entre disciplinas como Química, História, Gramática, Inglês e Botânica. As aulas, que começam em março e vão até dezembro, são realizadas nos dois anfiteatros da faculdade.

De acordo com a diretora do curso, Fernanda Lopez Mazzucato, segundanista de Medicina e professora de Botânica, o curso possibilita aprendizado mútuo. “Acho que aprendemos mais com eles do que o contrário.” Para ela, a proximidade dos alunos com os seus professores oferece dose extra de estímulo. “Eles olham para a gente e pensam: se eles conseguiram, é claro que eu também consigo”.

Para Pedro Augusto Magliarelli Filho, estudante do quarto ano de Medicina e professor de Química, a realidade de seus alunos é bem diferente daquela que viveu quando prestou vestibular. “São pessoas que têm muitas atribuições ao longo do dia, e a preparação para o vestibular é apenas uma delas”. Muitas, segundo ele, não têm nem o dinheiro para a condução; outras estão desempregadas, têm filhos e moram muito distante; algumas, ainda, encaram jornada de trabalho de 12 horas antes de chegar ao cursinho. “Ver o esforço delas só faz crescer a nossa vontade de colaborar”. 

Sintonia 

A identificação entre professores e alunos ocorre naturalmente. De acordo com Fernanda, confiança e cumplicidade se estabelecem logo nas primeiras aulas. “Neste ano, na véspera do vestibular da Fuvest, havia um clima fraterno, parecíamos uma família, um encorajando o outro”, declarou entusiasmada.

Todos os anos, Pedro, Fernanda e equipe apresentam palestra aos calouros da faculdade, com a reprodução de um vídeo sobre o cotidiano e a proposta do MedEnsina. O objetivo é conscientizar os alunos e atrair novos candidatos a professores. A divulgação do curso também é feita por eles. Elaboram os panfletos e distribuem nos dias e locais onde acontecem os vestibulares.

Neste ano, são oferecidas 180 vagas para o curso Noturno Extensivo 2008. O processo seletivo é feito em duas etapas: a primeira consiste em testes de conhecimentos gerais e matérias lecionadas no ensino médio. E a segunda, em avaliação socioeconômica, na qual o candidato deve apresentar, entre outros documentos, cópias da declaração de imposto de renda, de contas de consumo e comprovante de renda familiar.

Além das aulas, de segunda a sexta-feira, o MedEnsina promove plantões de dúvidas e aulas de reforço, ministrados pelos primeiranistas do curso. Os simulados são sempre aos sábados e de presença obrigatória. O material didático também é gratuito, fornecido por meio de parceria com o Curso Objetivo.