São Paulo Companhia de Dança apresenta Forsythe à brasileira

Coreografia do norte-americano William Forsythe é apresentada a partir de hoje pela companhia

qui, 13/09/2012 - 11h32 | Do Portal do Governo

Uma companhia de dança demonstra maturidade ao apresentar em seu repertório coreografias que vão além do lugar comum. É o caso de “In The Middle, Somewhat Elevated”, do norte-americano William Forsythe, que a São Paulo Companhia de Dança apresenta de hoje até do mingo (16), no Teatro Alfa, em São Paulo. Forsythe é um dos mais importantes nomes da dança contemporânea e a apresentação é inédita na América Latina.

Também serão apresentadas Bachiana nº 1, de Rodrigo Pederneiras, que estreou no primeiro semestre deste ano, e Sechs Tänze, de Jirí Kylián, presente no repertório da SPCD desde 2010.

In the Middle, Somewhat Elevated (“No Meio, Um Pouco Acima”) foi encomendada por Rudolf Nureyev em 1987 para o Ballet Ópera de Paris. Nela, Forsythe se vale da linguagem da dança clássica para “escre ver histórias de hoje”, utilizando a forma tradicional de composição de um tema e suas variações. Ele cria uma frase que se desenvolve, evolui e se transforma no corpo de cada bailarino. Uma bailarina dança o tema de abertura e aciona progressivamente um número crescente de outros intérpretes até que o conjunto se complete com nove pessoas: seis mulheres e três homens.

In The Middle é baseada na percepção da velocidade, rapidez e lentidão. A coreografia exige vigor e técnica precisa por parte dos bailarinos durante toda a apresentação. Saltos, improvisação e os inevitáveis pas de deux apresentam um diferencial: bailarinos e bailarinas saem de seu eixo norteador para brincar com a noção do espaço. Durante a coreografia, espectadores e bailarinos são pegos de surpresa por turbulências que a peça apresenta em diferentes momentos.

Para o cenário, o coreógrafo pensou em vários objetos cotidianos dourados, pendurados por fios invisíveis. Dessa ideia inicial, optou pela síntese, traduzida por duas cerejas, que ganharam um significado simbólico. Elas são dois pequenos espelhos que refletem a sala de espetáculos. O título da obra se refere a essas duas cerejas no meio, um pouco elevadas, na cena.

“A estreia deste trabalho de Forsythe na América Latina pela São Paulo Companhia de Dança é motivo de orgulho para nós. A coreografia é desafiadora e faz nossos bailarinos irem além dos seus limites, entendendo a forma de trabalhar o corpo deste grande criador”, comenta Inês
Bogéa, diretora artística da SPCD.

Desafio superado

Para a apresentação em São Paulo, a remontagem de “In The Middle, Somewhat Elevated” é de Agnès Noltenius. “A coreografia de Forsythe é um desafio para qualquer companhia. Há necessidade de um trabalho sincronizado entre os casais por causa dos jogos de oposições entre força e leveza, por exemplo”. Outro ponto importante na execução da coreografia é a constante atenção que o bailarino deve ter ao ouvir a trilha sonora de Thom Willems que constrói e desconstrói o tempo inteiro e dialoga com a coreografia.

Agnès salienta que os espectadores assistirão a um Forsythe com características brasileiras. “É natural que os bailarinos acrescentem à coreografia toda a história de suas vidas e de seus países. “In The Middle” é dinâmica e, graças às características dos bailarinos selecionados, a dinamicidade está preservada e com linguagem mais fluida”.

Inês Bogéa comemora o desafio. “O trabalho dos bailarinos mostra que a companhia está num patamar elevado. Com duas semanas de ensaio, eles conseguiram aprender toda a coreografia e entender a tridimensionalidade da dança que Forsythe exige e, no final de tanto trabalho, eles conseguem brincar com a coreografia”. Thamires Prata e Roberta Bussoni participarão do elenco de In The Middle.

“Nesta coreografia, a bailarina deve ter uma excelente técnica ao usar a sapatilha de ponta. O trabalho em dupla exige concentração e esforço. Se ela não souber respirar no tempo certo, com certeza, não conseguirá executar metade dos movimentos. Depois de muito esforço, vemos que os desafios são pequenos e que podemos avançar cada vez mais”, diz Thamires.
Maria Lúcia Zanelli

SERVIÇO
Teatro Alfa – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro
Ingressos: de R$ 40 a R$ 70
www.ingressorapido.com.br
Horários: Hoje (13) – 21 horas; amanhã (14) – 21h30; sábado (15) – 21 horas e domingo (16) – 18 horas

Da Agência Imprensa Oficial