O Brasil na sua cidade

Programa MIS Itinerante, da Secretaria da Cultura, vai percorrer diversos municípios paulistas; o primeiro é Tatuí, com a mostra 90 em Folha – Imagens do Brasil Moderno

qui, 09/08/2012 - 10h15 | Do Portal do Governo

As exposições de destaque do Museu da Imagem e do Som (MIS) irão percorrer diversas cidades de São Paulo com o programa MIS Itinerante. Para dar início ao projeto, o museu leva para Tatuí a mostra 90 em Folha – Imagens do Brasil Moderno, que fala dos últimos 90 anos da história do País e poderá ser vista até 21 de novembro, no Museu Paulo Setúbal.

Além de acompanhar os principais fatos retratados pela imprensa desde a criação do grupo editorial, em 1921, o público terá painéis com algumas das primeiras páginas mais significativas do jornal. Há seções dedicadas a Humor crítico (charges), Jornalismo gráfico (infografias), Galeria ilustríssima (seleção de obras publicadas no caderno Ilustríssima), Imagens da história (fotos e manchetes no decorrer dos 90 anos) e TV Folha (vídeos produzidos pela TV Folha e documentários que revelam os bastidores da redação).

Entre os destaques, estão fotos da Revolução Constitucionalista de 1932 e do impeachment de Fernando Collor de Mello, em 1992. A seção de charges começa com Belmonte, o primeiro ilustrador do jornal, e seu personagem Juca Pato, que estreou em 1925. Juca expressava os anseios da nova classe média urbana, atacando a corrupção política.

Nos painéis do Jornalismo gráfico, o visitante confere a evolução dos infográficos, que demonstram o progresso nas técnicas de edição e impressão dos jornais. A partir de 1989, os mapas, gráficos e ilustrações ficaram mais ricos em detalhes e ganharam movimento e tridimensionalidade.

Por dentro do MIS

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo foi criado em 29 de maio de 1970, já vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. Em 2011, recebeu um novo plano de atividades sob a gestão de André Sturm. É um espaço de encontro da população paulista, onde prevalece a pluralidade na programação artística.

SERVIÇO
Exposição: 90 em Folha – Imagens do Brasil Moderno
Local: Museu Paulo Setúbal
Dias e horários: Aberto de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas
Terças e quintas-feiras, até as 21h30
Ingresso gratuito
Até 21 de novembro de 2012

Da Agência Imprensa Oficial