Em setembro, Pinacoteca realiza mais uma edição do PinaFamília

Com entrada gratuita, projeto acontece na Pinacoteca Luz, conta com jogos educativos e apresentação de espetáculo

sex, 30/08/2019 - 10h41 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, promove uma nova edição do PinaFamília, projeto organizado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE) destinado a grupos familiares de todas as idades.

A ação, que ocorre todo segundo domingo do mês desde 2014, acontecerá em 8 de setembro, a partir das 11h, na Pinacoteca Luz. A entrada é gratuita.

No PinaFamília, as pessoas são conduzidas a uma viagem divertida pelo acervo da Pinacoteca. O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de processos educativos direcionados aos grupos familiares, estimulando a convivência do público no museu.

Em 2019, os temas norteadores são os elementos da imagem – escala, textura e tom – encontrados nas obras do acervo da Pinacoteca, especificamente nas exposições Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo, Galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte Moderna e Vanguarda brasileira dos anos 1960.

Visitantes

Durante o evento, os visitantes têm acesso à ilha de atividades, com jogos e propostas lúdicas, além de receber um guia de visita, material impresso para estimular a visita autônoma das famílias às exposições do acervo.

Quem quiser também pode levar para casa o jogo PinaFamília, desenvolvido pelo NAE, que busca estimular a interação entre diversas faixas etárias, desenvolver a percepção, observação e argumentação lógica. Nele, os participantes associam textos e imagens, a partir das obras expostas, além de criar as próprias imagens.

Outra atração é o espetáculo PinaCanção, história cantada entre pinturas, criado por Hélio Ziskind, diretor musical do Cocoricó, exibido na TV Cultura. Na narrativa, dois personagens se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura.

A apresentação, que reúne música, teatro e artes visuais, tem 40 minutos e acontece às 15h no auditório da Pinacoteca Luz. O Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca tem patrocínio de IBM, BB Seguros, Verde Asset Management, Ultra, Facebook Brasil, White Martins e Bloomberg Philanthropies.

SERVIÇO

PinaFamília
Ilha de atividades e distribuição de guia de visita e jogo
Data: 8 de setembro de 2019 (domingo)
Horário: das 11h às 15h
Local: Pinacoteca, balcão de entrada do museu, 1° andar e Átrio, 2º andar
Endereço: Praça da Luz, 2
Ingresso: Entrada Gratuita

Espetáculo PinaCanção
Data: 8 de setembro de 2019 (domingo)
Horário: 15h
Local: Pinacoteca, auditório, térreo
Endereço: Praça da Luz, 2
Ingresso: Entrada Gratuita
Duração: 40 minutos
Distribuição gratuita de senhas às 14h30, no auditório, térreo
A Pinacoteca de São Paulo fica em frente à estação Luz, do Metrô e da CPTM, e também possui estacionamento gratuito
Telefone: (11) 3324-1000
www.pinacoteca.org.br