Clube de Leitura do Memorial da Am. Latina discute conto de escritora uruguaia

Encontro sobre “Once upon in a blue moon”será dia 10 de abril, com a participação da autora

dom, 04/04/2021 - 9h28 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina recebe, no próximo encontro do Clube de Leitura Ler a América Latina, a escritora uruguaia Gabriela Aguerre. A edição, que contará com a presença da autora, será dia 10 de abril às 10h, e vai debater a versão do conto “Once upon in a blue moon” em português. 

O texto inédito foi publicado na Revista Puñado 6-B, da Editora Incompleta (2019) e foi escrito a partir da experiência de uma viagem da autora para Israel. A Puñado é uma revista impressa que traduz e publica contos e ensaios de autoras latino-americanas e caribenhas ainda não editados no Brasil.

Com objetivo de fomentar a leitura e a discussão sobre literatura latino-americana, o clube apresenta neste semestre escritoras da Bolívia, Uruguai e Brasil. O primeiro encontro, em 13 de março, foi com a autora boliviana Giovanna Rivero, com aproximadamente 150 inscritos.

Os encontros acontecem sempre aos sábados, com curadoria do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) em parceria com as editoras Incompleta e Jandaíra, por meio da plataforma Zoom, das 10h às 11h30.O link para acessar os contos selecionados para o projeto será enviado por e-mail para todos os inscritos.

Em maio (15), a conversa será com Monique Malcher (Brasil) sobre o conto “Suas sandálias me cabem?”. O último encontro apresenta os três minicontos “Jogo da Velha”, “Casinha” e “Coelho sai da toca”, de Ana Brêtas (Brasil), inspirados em brincadeiras infantis tradicionais.

O link para acessar a plataforma será enviado aos participantes por e-mail 15 minutos antes de cada encontro. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%). As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line, no link https://bit.ly/3b88gbN . 

A atividade também está relacionada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao Objetivo 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/).

Sobre a autora:

Gabriela Aguerre nasceu em Montevidéu, no Uruguai, em 1974, e veio para o Brasil ainda na infância. Jornalista e pós-graduada no curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz, foi diretora de redação da revista Viagem e Turismo e trabalhou na Superinteressante e outras publicações da imprensa. Em 2012, a autora recebeu o Prêmio Jabuti pela contribuição no livro “Destinos de sonho” (Abril, 2012). Gabriela foi, ainda, cofundadora da Editora Alpendre, uma das primeiras editoras 100% digitais do Brasil. Gabriela também é professora de escrita criativa.

Programação 

10 de abril
“Once upon in a blue moon”, com Gabriela Aguerre (Uruguai~Brasil)

15 de maio
“Suas sandálias me cabem?”, com Monique Malcher (Brasil)

12 de junho
“Jogo da Velha”, “Casinha” e “Coelho sai da toca”, com Ana Brêtas (Brasil)