2ª semana do Festival de Campos do Jordão tem estreia de bolsistas

Três grupos formados por jovens estudantes que integram núcleo pedagógico do evento se apresentam na cidade e na capital paulista

sáb, 06/07/2019 - 8h32 | Do Portal do Governo

O 50º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, maior festival de música clássica da América Latina, segue em sua segunda semana com uma programação recheada de atrações. No decorrer do evento, serão cerca de 130 concertos, a maioria gratuitos. Em 2019, a programação tem dois eixos: clássico e sinfônico popular.

Estreiam na segunda semana os três grupos formados pelos bolsistas do Festival: a Orquestra do Festival, regida por Alexander Liebreich; a Camerata do Festival, regida por Neil Thomson; e o Grupo de Música Antiga do Festival, regido por Luís Otávio Santos. Executando repertórios desafiadores, os concertos trazem a participação de regentes e solistas de renome internacional à frente dos jovens instrumentistas de alto nível técnico e musical.

O pianista Nelson Freire, que celebra 70 anos de carreira em 2019, faz dois recitais: um na Sala São Paulo, em comemoração aos 20 Anos da Sala, na segunda-feira (8), e outro no Auditório Claudio Santoro, na quinta-feira (11). Na terça-feira (9), data do aniversário de 20 Anos da Sala São Paulo, acontecem dois concertos gratuitos da Osesp, na Sala São Paulo, às 11h e às 16h30, sob o comando de seu novo regente titular, o suíço Thierry Fischer (que toma posse em 2020). Ele apresenta a Quinta Sinfonia de Beethoven, obra escolhida pelo público em votação pela internet.

Sinfônicas

Entre as atrações sinfônicas, destaque para a Filarmônica de Goiás, regida por Neil Thomson, com dois concertos gratuitos (Praça do Capivari e Sala São Paulo); a Orquestra Sinfônica de Campinas, com Victor Hugo Toro (regente) e Viktor Uzur (violoncelo); e a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, com Luís Gustavo Petri (regente) e o violinista Emmanuele Baldini (spalla da Osesp).

A Jazz Sinfônica segue recebendo, no fim de semana, grandes artistas da MPB, em concertos ao ar livre na Praça do Capivari. O primeiro traz a cantora Fafá de Belém interpretando seus maiores sucessos no sábado (6), e o segundo, o saxofonista e maestro Spok, em um programa que repassa a trajetória do Frevo no domingo (7).

No Palácio Boa Vista, além dos tradicionais concertos de câmara na Capela do Palácio, com destaque para o Quarteto Atlas e o Quarteto Carlos Gomes, também tem música no palco ao ar livre, com a Big Band Jazz Sinfônica, a Big Band da Emesp Tom Jobim e a Camerata Fukuda. E, no sábado à noite, no palco interno do Palácio, a atração é o saxofonista e clarinetista Nailor Proveta.

O Coro da Osesp, sob a regência de Valentina Peleggi, apresenta concerto na Igreja de Santa Terezinha. Na programação de câmara, destaque para os concertos gratuitos, que continuam diariamente no Espaço Cultural Dr. Além, e começam na Sala do Coro (Sala São Paulo). Entre as atrações estão o Quarteto Osesp, os Alunos da Academia de Música da Osesp com violista dinamarquês Asbjørn Nørgaard, e os recitais dos Professores e Bolsistas do Festival.

Estreiam também no Festival as apresentações do Toriba Musical, programação paralela organizada pelo Hotel Toriba que traz ao público música de câmara, brasileira e jazz, com concertos ao ar livre no Museu Felícia Leirner e na Sala da Lareira do Hotel Toriba. Nesse fim de semana, os destaques são o pianista Claudio Goldman, o grupo vocal As Meninas Cantoras de Campos do Jordão e a pianista Eudóxia de Barros.

A TV Cultura transmitirá ao vivo uma série de concertos do 50º Festival. Confira a programação neste link.

Para mais detalhes sobre a programação do festival, acesse: www.festivaldeinverno.sp.gov.br.