Cultura: Wolney de Assis dirige “O Marinheiro”, de Fernando Pessoa, na Casa das Rosas

Espetáculo reestréia nesta sexta-feira, dia 9

qui, 08/06/2006 - 10h30 | Do Portal do Governo

A Companhia 7CENICO reestréia, nesta sexta-feira, dia 9, o espetáculo teatral “O Marinheiro”, de Fernando Pessoa, na Casa das Rosas. A peça faz parte da série de homenagens ao autor português cuja morte completou  70 anos. A direção é do ator e diretor Wolney de Assis, que optou por encenar a peça a partir do texto original sem recorrer a processo de adaptação. “O desafio na encenação foi fazer deste drama um espetáculo teatral fundamentado na leitura ritualística, o que dá para esta montagem, uma visão dinâmica da estrutura interna”, diz Wolney.

A montagem pretende proporcionar um envolvente vôo ao mundo de reflexões tão inquietantes que o poeta fez e que apresenta neste texto. São considerações sobre a vida e a morte, o real, o misterioso e o sagrado. Na trama, três donzelas velam o cadáver de uma quarta, no interior de uma torre. Presas à realidade, têm como fuga para a liberdade o sonho e a própria morte. A aproximação do dia traz uma vontade desesperadora de “acordar” e ver que tudo não passou de um sonho.

Quando fala do sonho, na peça, o autor faz referência ao seu processo de criação literária. Ele usa como ponto de partida a criação dos heterônimos, que acabam confundindo-se na essência do dramaturgo e, talvez, até anulando-a. As personagens manifestam numa vontade de viver independentes, e questionam suas existências, sensações e suas experiências, querendo descobrir que mão, que ser, que mentalidade as criou, para poder então, solucionar uma questão comum entre os seres reais: Quem sou? Por quê? Para onde vou? – perguntas aliás, que todos nós fazemos em algum momento de nossas vidas.

Serviço

“O Marinheiro”, de Fernando Pessoa

Dia 09/06, às 21h

Sextas e sábados às 21h, domingos às 19h

Entrada Franca (50 lugares)

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia

Avenida Paulista, 37

fone: 3285-6986

Da Secretaria da Cultura