Cultura: Vá de metrô à Virada Cultural

O Metrô não vai parar de funcionar na madrugada de sábado, 20 de maio, para você curtir todas as atrações da Virada Cultural

sex, 19/05/2006 - 14h45 | Do Portal do Governo

Todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha permanecerão abertas durante toda a madrugada de domingo e os trens circularão sem interrupção. O quadro de agentes de segurança será reforçado. Todas essas medidas visam atender às pessoas que irão ao evento “Virada Cultural”. O Metrô solicita aos seus usuários que comprem os bilhetes com antecedência.

Em todas as linhas, as estações permanecerão abertas para embarque e desembarque dos usuários. Só a operação da Linha 5-Lilás, que atualmente não funciona aos domingos, não  sofrerá alteração e será encerrada à meia-noite de sábado, dia 20. A reabertura das estações dessa linha ocorrerá às 4h40 de segunda-feira, dia 22.

Durante a madrugada do domingo, a transferência gratuita do Metrô para os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também estará garantida e poderá ser realizada nas estações Brás, Luz e Barra Funda. As demais estações da CPTM ficarão abertas somente para o desembarque dos passageiros.

A Secretaria de Estado da Cultura realizará diversas atividades gratuitas durante a Virada Cultural – São Paulo 2006. Ao todo, cerca de 500 profissionais das mais variadas áreas – entre eles, museólogos, artistas, cantores, músicos, cineastas, produtores e escritores – trabalharão para que o público tenha acesso ao melhor da cultura, em vários pontos da capital paulista.

Para abrir a Virada Cultural – São Paulo 2006, a secretaria distribuirá 5 mil Passaportes Culturais, que darão direito a um mês de visitação gratuita a todos os museus do Estado participantes da Virada Cultural.

Os eventos ocorrerão nos seguintes espaços: Museu da Casa Brasileira (MCB), Pinacoteca do Estado, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Sacra (MAS), Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu da Língua Portuguesa, Memorial do Imigrante, Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, estande da Secretaria no pátio em frente ao Museu da Língua Portuguesa e Rua do Choro e Estação Vila Madalena.

Quem curte música popular brasileira não deve perder a tradicional Rua do Choro, que antecipa o início da Virada Cultural, a partir das 14 horas do sábado. Num espaço para 10 mil pessoas, no Largo General Osório, em frente ao prédio da Secretaria da Cultura e próximo à estação Luz, o público poderá prestigiar a atuação do conceituado flautista Toninho Carrasqueira, do grupo As Choronas e da Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil de São Paulo, sob a regência de Daniel Cornejo.

Para os adeptos do esporte, nada melhor que acompanhar o grupo de ciclistas do Circuito Pedal, que fará um passeio pelo centro da cidade, em visita aos museus históricos, a partir do prédio da Casa das Rosas, que fica na Avenida Paulista, 37, próxima à Estação Brigadeiro, às 19h30. Mas atenção: não se deve esquecer de utilizar os equipamentos de segurança como capacete e luvas. Literatura e arte também destacam-se na Virada Cultural, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. A abertura com a peça “E Agora Drummond”, baseada em poemas do grande poeta, aquece a noite, que traz também, entre outras atrações, a apresentação do grupo Sensus com a Performance Sensorial, a partir das 21 horas, promete novas emoções ao público. Em cena, dez atores manipulam objetos e levam o espectador, que é mantido com os olhos vendados, a aguçar seus sentidos durante a leitura de textos clássicos da América Latina. Entre os autores escolhidos estão Jorge Luis Borges, Júlio Cortazar e Eduardo Galeano.

Para quem passa pela Avenida Tiradentes e nunca teve tempo de conhecer o Museu de Arte Sacra – MAS, não deve perder as 26 horas de programação ininterrupta do espaço na Virada Cultural – São Paulo 2006. Com a abertura programada para às 16 horas, portanto duas horas antes do horário oficial da Virada Cultural, às 18h, a Missa Campal celebra as 24 horas de cultura. Seguindo, há a apresentação de crianças e jovens que compõem uma orquestra e tocarão clássicos da música erudita, rock e da MPB. Os shows musicais atravessam a madrugada. O Museu de Arte Sacra fica próximo à Estação Tiradentes.

Bem pertinho do MAS, a Pinacoteca do Estado, aberta das 10h às 24h de sábado, abrirá mais duas novas exposições: “Vila Olímpia”, de Fernando Stickel e “Sonhos Diurnos”, de Marcos Duprat. O diferencial fica para o Sarau de Poesia da Cooperifa, a apresentação do flautista Toninho Timaço, entre outros.

O destaque fica por conta do passeio noturno pelo Parque da Luz, Esculturas do parque: sob uma nova Luz, portando lanternas, sob a coordenação de um educador; também a surpreendente performance Speaker’s Cporner, de Verônica Cordeiro, que reunirá um grupo, vestido de abrigos feitos de jornais, o qual atravessará um percurso urbano de três horas, rumo ao coreto do Parque da Luz, local que se transforma no palco de pronunciamentos e desagravos públicos. A Pinacoteca fica próxima à Estação Luz.

Imperdível ainda são as mostras do Museu da Língua Portuguesa e no Memorial do Imigrante. No primeiro, a exposição “Grande Sertão: Veredas”, além de performances literárias com artistas convidados, no Café. No segundo, as exposições: “O Café, dos Campos aos Salões”;

“Imigração Japonesa” e “Salão dos Ofícios”, além do passeio de locomotiva Maria Fumaça, no trecho Mooca-Brás. O Museu da Língua Portuguesa, que fica próximo à Estação Luz, funcionará no sábado, das 10h às 24h; e no domingo, das 10h às 18h. Já o Memorial do Imigrante, que fica próximo à Estação Bresser, funcionará sábado e domingo, das 10h às 17h.

Sob a regência do maestro André Juarez, o “CORALUSP” apresenta-se no sábado, 20 de maio, às 18 horas, na Estação Vila Madalena. O repertório é composto por Berimbau, de Baden Pawell & Vinícius de Moraes; La Muerte del Angel, de Astor Piazzolla, entre outros. André Juarez atua como maestro junto ao CORALUSP desde 1988. Vibrafonista e arranjador graduado em Boston (EUA), possui também títulos de Bacharel em Música pela UNESP, de Mestre em Artes pela UNICAMP e traz em seu currículo extensa atividade musical didática e artística.

O CORALUSP, fundado em 1967 pelo Maestro Benito Juarez, estimula, há 39 anos, a formação de músicos oferecendo a todos os seus integrantes oportunidades de iniciação musical. Para tanto, fornece orientação em técnica vocal, história da música (popular e erudita), harmonia, regência coral e piano (para monitores), disponibilizando também, a todos os interessados, a consulta ao acervo de arranjos para coro (popular e erudito). Atualmente, conta com 13 grupos e 4 oficinas, com aproximadamente 950 coralistas.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos