Cultura: Um Século de Arte Brasileira entra em cartaz na Pinacoteca

Exposição será inaugurada no próximo sábado, dia 8

qua, 05/07/2006 - 17h53 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado inaugura no sábado (8), a partir das 11h, a coleção Gilberto Chateaubriand: Um Século de Arte Brasileira. Com cerca de sete mil obras produzidas desde as primeiras décadas do século passado até hoje, é uma das coleções mais importantes do país e um dos mais completos panoramas existentes sobre a arte moderna e contemporânea brasileira.

As obras que integram a mostra pertencem a um período histórico mais extenso do que seus cinqüenta e dois anos de existência contados a partir de 1954, quando o pintor José Pancetti deu para Chateaubriand a tela Paisagem de Itapoã. Segundo o colecionador “a partir de então, comprar obras de arte tornou-se para mim uma segunda natureza – talvez a primeira. Sempre optei pela arte brasileira; gosto de conhecer o artista, ver seu atelier, descobrir novos talentos, ser surpreendido”. Isso permitiu estreitar o contato com os artistas, e buscar por novos talentos e obras, especialmente aqueles iniciantes, de modo que a coleção possui, hoje, peças capazes de revelar a trajetória completa de muitos dos mais importantes nomes das artes plásticas brasileiros. É notória a representatividade dessa coleção, considerada, sobretudo no meio especializado, como o melhor e mais completo panorama da arte brasileira moderna e contemporânea.

A exposição é articulada em períodos de décadas e seus respectivos desdobramentos, e estão representados artistas como Anita Malfatti, Brecheret, Portinari, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Goeldi, Guignard, Ismael Nery, Lasar Segall, Pancetti, Tarsila do Amaral, Rego Monteiro, Abraham Palatnik, Antônio Bandeira, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Milton Dacosta, Samson Flexor, Volpi, Anna Maria Maiolino, Antônio Dias, Beatriz Milhazes, Carlos Zilio, Cristina Canale, Daniel Senise, Leda Catunda, Nelson Leirner, Carlos Vergara, Antônio Manuel, Artur Barrio, Cildo Meireles, Edgard de Souza, Helio Oiticica, Jac Leirner, José Resende, Rosângela Rennó, Tunga, Waltércio Caldas e Vik Muniz, entre outros.

Coleção Gilberto Chateaubriand: Um Século de Arte Brasileira

Abertura dia 08 (sábado), das 11 às 14h

Em cartaz até o dia 13 de agosto

Pinacoteca do Estado

Pça da Luz, 2

(11) 3229.9844

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h

R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados

Da Secretaria da Cultura