Cultura: Últimas semanas para visitar a exposição Grande Sertão: Veredas

Mostra chama atenção pela concepção e produção inusitada

qua, 21/02/2007 - 16h10 | Do Portal do Governo

Em cartaz por 10 meses no Museu da Língua Portuguesa, a exposição que comemorou o cinqüentenário da obra de Guimarães Rosa chega ao fim, no próximo dia 28. Grande Sertão: Veredas abriu o espaço de exposições temporárias do museu, que foi inaugurado em março do ano passado. 

Durante o período em que ficou em cartaz, a mostra chamou a atenção pela concepção e produção inusitadas, já que o acervo foi montado de forma que traduzisse o neologismo que caracteriza a obras do escritor. A curadora Bia Lessa explica que a proposta não se limitou a fazer uma narrativa da vida e obra de Guimarães Rosa, mas sim, fazer que o visitante mergulhasse no livro e na revolução lingüística que ele provocou.

As peças da exposição prenderam a atenção de quem visitou o museu. Todas foram produzidas com materiais simples, como quase tudo que há no sertão. Escadas de madeira rústica, grandes recortes de lona presos ao teto e sacos com terra genuína do sertão serviram como suportes para estampar, de forma interativa, frases do livro e do seu autor.        

Cerca de 20 tambores cheios d’água também trouxeram partes da obra. Escritas de modo inverso, as palavras foram decifradas por meio da imagem refletida em espelhos, que os visitantes posicionavam na altura da cabeça.

Outro exemplo da criatividade pode ser visto nos trechos escritos por fios de tecido vermelho. A idéia provocou a impressão de sangue derramado, lembrando a luta e a garra do sertanejo para sobreviver frente às diversidades da região.

Até dezembro de 2006, o museu registrou a visita de mais de 500 mil pessoas. Uma nova mostra, desta vez sobre a obra de Clarice Lispector, deverá ocupar o espaço de exposições a partir de abril.

Serviço:

Museu da Língua Portuguesa

Praça da Luz, s/nº- Estação da Luz – (11) 3326-0775

Terça a domingo, das 10h às 17h. R$ 4 e ½ entrada.

Grátis aos sábados

Da Secretaria da Cultura

C.M.