Cultura: Theatro São Pedro ganha novos ares

Transformado em casa de óperas, teatro passa a abrigar uma nova e definitiva programação

ter, 04/04/2006 - 13h27 | Do Portal do Governo

Transformado em casa de óperas, o Theatro São Pedro passa a abrigar uma nova e definitiva programação. Em 2006, o São Pedro apresentará onze óperas, entre elas, uma estréia mundial e títulos até então nunca montados no Brasil. Haverá também uma programação alternativa, na série Ópera do Meio-Dia, que reunirá montagens em únicas apresentações, sempre às terças-feiras, às 12 horas.

O São Pedro, segundo teatro mais antigo de São Paulo,  foi fundado em 1917, e já abrigou grandes espetáculos, concertos e peças teatrais, e apresentava também cineteatro. Mas em sua trajetória de idas e vindas, até abandonado foi — e nessa época em que chegou a ser depósito de lixo e de ferro-velho. Na limpeza para a sua retomada foram tirados cerca 80 caminhões de lixo de seu interior.

2005 foi o ano em que aconteceu a redefinição do teatro, e foi determinado que ele abrigasse somente ópera. “O  secretário de Estado da Cultura (João Batista de Andrade), sabendo de tudo isso, se sensibilizou e resolveu por uma resolução oficial fazer  provocar essa transformação”, diz  Vicente Amato Filho, diretor da APAA (Associação Paulista de Amigos da Arte). Essa associação é uma “organização social da cultura” criada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e hoje administra o Theatro São Pedro.

O diretor conta que foram várias as necessidades que determinaram de fazer essa transformação, mas acredita que a mais importante seja a possibilidade de se descobrir novos talentos nas apresentações que o Theatro São Pedro pode oferecer. “O Theatro Municipal não descobre novos talentos por apresentar grandes óperas e grandes nomes. Aqui, como nós não temos esse compromisso tão formal, podemos fazer isso”, afirma Amato.

As expectativas para essa  esta nova fase são grandes, assim como para a estréia de “Orfeo” que estréia no dia 30 de março, com apresentações nos dias 1º e 2 de abril, para a Temporada Lírica de 2006.  A ópera tem a regência de José Roberto de Paulo. O espetáculo é considerado o primeiro sucesso da história da ópera, praticamente inaugurando o gênero.

Confira a programação da Temporada Lírica 2006

Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda – São Paulo/SP

Fone: (11) 3667-0499

www.teatrosaopedro.sp.gov.br

Por Denise Lanzoni, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.