Cultura: Theatro São Pedro apresenta Requiem de Mozart

Ópera será executada pela Orquestra Sinfônica da USP

ter, 30/05/2006 - 15h41 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) interpretanesta terça-feira, 30 de maio, às 20h30, no Theatro São Pedro, o Requiem de Mozart. A apresentação é uma homenagem aos 250 anos do nascimento do autor e faz parte da programação da Temporada Lírica 2006, promovida pela Apaa – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

A ópera será regida pelo maestro Carlos Moreno e contará com a participação dos solistas Patrícia Endo, Adriana Clis, Marcos Thadeu e Carlos Eduardo Marcos e do Coral Colegium Musicum. A direção é do maestro Abel Rocha.

Requiem é uma missa de morte cercada de mistério. Em 1791, Mozart recebeu a encomenda do conde Walsegg zu Stuppach para escrevêla. No entanto, em dezembro daquele ano, o compositor faleceu e deixou a obra inacabada. Historiadores contam que Franz–Xaver Süssmayr, aluno do compositor, ficara encarregado de concluir o trabalho, a pedido da viúva, Constanze. Além de Süssmayr, também foram cogitados os nomes de Joseph Eybler e Albrechtsberger.

Composta das partes Introitus: Requiem, Dies Irae, Tuba Mirum, Rex Tremendae, Recordare, Confutatis, Lacriminosa, Domine Jesu, Hostias, Sanctus Dominus e Benedictus, Requiem foi executada pela primeira vez em 02 de janeiro de 1793, em uma audição semiparticular organizada, em Viena, pelo barão de Sweieten. E, em seguida, em 14 de dezembro, a obra foi apresentada em Wiener Neustadt, à pedido do conde Walsegg zu Stuppach.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) – nascido em Salzsburg em 1756. Aos três anos já conseguia tirar melodias do cravo, aos quatro anos já tocava violino e aos cinco já compunha minuetos e outras peças pequenas. Aos 12 anos Mozart já era considerado um compositor de altíssima qualidade. Suas criações operísticas como Don Giovanni, Flauta Mágica e outras eram suas obras favoritas. Seu instrumento preferido era a viola, que ele tocava admiravelmente em música de câmara com seus amigos, entre os quais, Haydn.

Entre as obras de Mozart estão 41 sinfonias; 27 concertos para piano; cinco concertos para violino; quatro concertos para trompas; um concerto para flauta; um para oboé; um para clarineta; um para fagote; uma sinfonia concertante para violino, viola e orquestra; sinfonia concertante para quatro instrumentos de sopro e orquestra; um concerto para dois pianos; um concerto para três pianos; um concerto para flauta e harpa; concerto para dois violinos; 17 divertimentos, treze serenatas, mais de cem minuetos, gavotas, marchas e outras peças para dança, freqüentemente agrupadas em conjuntos de seis.

Seus concertos para piano foram escritos, em sua grande maioria, para serem utilizados em suas apresentações. Mozart compôs o primeiro concerto aos 11 anos de idade e o último em 1791, ano de sua morte.

A Apaa – Organização Social Cultural foi criada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, para articular e organizar esforços com vistas à execução da política cultural da secretaria, com base num contrato de gestão firmado em 2004. Além do Theatro São Pedro, a associação administra também o Auditório Cláudio Santoro (Campos do Jordão), o Teatro Maestro Francisco Paulo Russo (Araras), o Teatro Sérgio Cardoso, o Teatro Itália e o Centro Superior de Estudos Authos Pagano, em São Paulo.

Além da agilidade nas questões de infra-estrutura dos espaços, como implantação técnica e de reformas físicas, a APAA atua diretamente na programação destes teatros. É o caso do Theatro São Pedro, que por conta de um decreto do Secretário Estadual da Cultura, João Batista de Andrade, fará uso de sua vocação para a música erudita ao receber montagens de óperas, concertos comemorativos e ciclos temáticos.

“REQUIEM”

FICHA TÉCNICA

Regência: Carlos Moreno

Direção: Abel Rocha

Cantores solistas: Patrícia Endo, Adriana Clis, Marcos Thadeu e Carlos Eduardo Marcos.

Orquestra: Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP)

Coral: Colegium Musicum

Dia 30 (terça-feira), às 20h30min

Ingressos: de R$ 5 a R$ 20

THEATRO SÃO PEDRO – Temporada Lírica 2006

Rua Barra Funda, 171

Próximo ao Metrô e Pç. Mar. Deodoro

Administração: (11) 3661-6529; Bilheteria: (11) 3667-0499

Aberta de segunda a domingo das 10 às 19 horas, ou até o início do espetáculo.

www.teatrosaopedro.sp.gov.br

Da Secretaria da Cultura