Cultura: Termina neste final de semana o 37º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Hoje, às 21 horas, a Orquestra Acadêmica, sob regência do maestro Roberto Minczuk, fará a estréia mundial da peça Ritmetrias

sex, 28/07/2006 - 19h30 | Do Portal do Governo

Termina neste final de semana o 37º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Nesta sexta, às 21 horas, a Orquestra Acadêmica, sob regência do maestro e diretor-artístico Festival Roberto Minczuk, fará a estréia mundial da peça Ritmetrias – Variações rítmicas sobre um metro contínuo, do compositor-residente do festival Edino Krieger, no Auditório Cláudio Santoro. A obra foi escrita especialmente para a ocasião. Ainda no programa, O Pássaro de Fogo – versão de 1919, de Igor Stravinsky e a Sinfonia N.º 4 em fá menor, Op. 36, de Piotr Llich Tachaikovsky (1840-1893). O mesmo programa será repetido no domingo (30), na Sala São Paulo, às 17 horas, seguido de um coquetel de encerramento oficial do Festival.

O concerto desta sexta será precedido pela entrega do Prêmio Eleazar de Carvalho, ao aluno com melhor desempenho durante as três semanas do Festival, que permite o aperfeiçoamento deste nos Estados Unidos ou Europa durante um ano. Como em 2005, outros prêmios também serão conferidos os alunos que mais se destacarem.

As atividades oficiais em Campos do Jordão se encerram com o concerto da Orquestra Sinfônica do Estado, sob regência de John Neschling, às 21 horas, no Auditório Cláudio Santoro. No repertório, Alegres Trópicos, de Gilberto Mendes, Concerto nº 2 em Ré Maior KV 314, de Mozart, Sensemayá, de Silvestre Revuletas, e Bachianas Brasileiras Nº 4, de Villa-Lobos.

Também está programado para este fim de semana concerto ao ar livre na Praça do Capivari. Os alunos da Classe de Regência do Festival regem a Orquestra Acadêmica às 12h30. No programa: Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky e Sinfonia nº 4 em fá menor, Op. 36, de Piotr Llich Tachaikovsky.

A pedido da Prefeitura de Campos do Jordão, a direção do Festival programou concertos para os 5 e 12 de agosto, na Praça do Capivari, pois a cidade continua atraindo turistas nesta época. No dia 5, às 12h30, a atração é Jazz Sinfônica e, no dia 12, a Orquestra de Metais Banda Lyra de Tatuí.

O 37º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão termina com uma excelente notícia. O CD da Orquestra Acadêmica, gravado durante a edição de 2005, ganhou nesta semana o Prêmio Tim de Música 2006 na categoria melhor disco erudito.

Auditório Cláudio Santoro

Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880. Campos do Jordão

Acesso a portadores de deficiência física

www.festivaldeinverno.sp.gov.br

Encerramento do 37.º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Dr. Luís Arrobas Martins –  Orquestra Acadêmica

Dia 30/07, domingo, às 17h. Grátis

Sala São Paulo (1.501 lugares)

Praça Júlio Prestes, s/nº. Metrô Luz

Acesso a portadores de deficiência física

www.osesp.art.br

 

Lílian Santos/Dirceu Rodrigues – Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura