Cultura: Teatro de Dança tem várias atrações no final de semana

Final de semana terá duas apresentações

sex, 13/10/2006 - 19h42 | Do Portal do Governo

O Teatro de Dança promoverá, ao longo do mês de outubro, um espetáculo diferente a cada fim de semana. Dentre as atrações, grupos profissionais de destaque no cenário da dança, como: Cia Danças, Siameses e Cia Provisória, além da apresentação de solos e duos com bailarinos consagrados.

Nos dias  14 e 15, o público poderá assistir dois espetáculos: Olhar Oblíquo e 2 em Super 8.  Olhar  Oblíquo,  da Cia Siameses de Danças, trabalha  com  o olhar e a instabilidade emocional interna do ser humano, que se transfere para o corpo através de movimentos. Assim, a coreografia entra na questão da origem das manifestações corporais. Segundo o diretor Mauricio Oliveira, a coreografia pretende mostrar essa evolução, em que o ser humano ultrapassa sua condição corpórea e se torna um objeto. O público também vê a imagem dos bailarinos por meio de espelhos distorcidos, que representam a exteriorização dos sentimentos. Maria Alice Poppe integra o elenco como bailarina convidada.

Já o espetáculo 2  em  Super  8  traz  cenários  compostos por objetos domésticos  e  fundos brancos, em que Consuelo Rosa e Fábio Dornas- ambos da  Cia  Provisória  –  apresentam-se. Sobre os bailarinos são projetadas imagens de situações, eventos e pessoas que remetem ao universo familiar e ao mundo das memórias. A coreografia chama a atenção para a importância da preservação das referências, em uma época em que a velocidade das informações predomina sobre as relações humanas.

Nos dias 20, 21 e 22/10, os bailarinos e interpretes Juliana Moraes e Anderson Gouvêa apresentarão o espetáculo 2  e  ½.  Em  um  cenário contemporâneo,  um  jovem  casal  vive as dificuldades afetivas enredadas pelo consumismo característico do ambiente urbano, em que na atenção está nos  objetos  e não nas pessoas. “Trabalhamos com a idéia do corpo que se esvazia graças ao acúmulo de imagens e informações, dando origem a um corpo cada vez mais bidimensional. Hoje as pessoas desejam se construir por meio da imagem”, explica Juliana, sobre a concepção da coreografia que embala a interpretação dos bailarinos, que são também os diretores do espetáculo.Para fechar a programação do primeiro mês do teatro, a bailarina, coreógrafa e pesquisadora da dança, Silvia Giraldi, apresenta o solo Butterfly nos dias 27, 28 e 29/10.A coreografia contemporânea, que trata de  temas  relacionados  à mulher e ao amor, foi destaque no III Festival Internacional  de  Dança 2005, no Equador, e recebeu o Prêmio Estímulo de Dança  em  2000,  da  Secretaria de Estado da Cultura. Silvia é mestre em Educação, doutoranda em Artes pela Unicamp e coordenadora do curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi.

Às sextas-feiras e sábados, os espetáculos começarão às 21h e aos domingos, às 18h. Os ingressos custarão R$ 16 e ½ entrada (estudantes e maiores de 60 anos)

Teatro de Dança

O espaço ocupa o lugar do antigo Teatro Itália, localizado no tradicional Edifício Itália- centro da capital. A criação do Teatro de Dança foi inspirada no extinto Teatro Galpão, que na década de 70 foi o ponto de encontro dos dançarinos da cidade e o pólo de difusão da dança experimental da época. O novo teatro, no entanto, também  dá  espaço  às  companhias profissionais, com o objetivo de criar  platéias para a dança.  Além dos recursos da própria Secretaria de Estado da Cultura, o projeto também se beneficiou da nova lei de incentivo à cultura- Programa de Ação  Cultural (PAC).

Serviço:
Teatro de Dança
Programação de Outubro 
14 e 15 – Olhar Obliquo e 2 em Super 8
20, 21 e 22/10- 2 e 1/2
27, 28 e 29/10- Butterfly Sextas e sábados, às 21h e domingos, às 18h
R$ 16 e ½ entrada Teatro de Dança
Av. Ipiranga, 344- 1ºandar- Centro. (11) 2189.2557
www.cultura.sp.gov.br
Estação Republica do Metrô
Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura