Cultura: Teatro de Dança inicia suas atividades

O espaço oferecerá cinco espetáculos no primeiro mês de funcionamento

seg, 25/09/2006 - 20h59 | Do Portal do Governo

O  Teatro  de  Dança promoverá, ao longo do mês de outubro, um espetáculo diferente  a cada fim de semana. Dentre as atrações, grupos profissionais de  destaque  no  cenário  da  dança,  como:  Cia  Danças, Siameses e Cia Provisória,  além  da  apresentação  de   solos  e  duos  com  bailarinos consagrados.

De  06 a 08/10, a Cia Danças apresentará o espetáculo Dimensão Oculta, de autoria   de  Claudia  Souza  e  direção  de  Roberto  Lage.  A  montagem experimenta  corporal,  verbal  e sensorialmente as idéias do antropólogo americano  Edward  T.  Hall.  Ele  defende a teoria de que o homem jamais conseguirá  despojar-se de  sua cultura, pois ela penetrou nas raízes do seu  sistema  nervoso  e  determina a maneira como ele percebe o mundo. É esta  a  teoria  com a qual a Cia. Danças vem produzindo seus espetáculos os  últimos 10 anos: uma presença marcante da cultura brasileira, sem um objetivo folclórico.

Nos  13,  14  e  15/10, o público poderá assistir dois espetáculos: Olhar Oblíquo  e  2  em  Super  8.  Olhar  Oblíquo,  da Cia Siameses de Danças, trabalha  com  o olhar e a instabilidade emocional interna do ser humano, que se transfere para o corpo através de movimentos. Assim, a coreografia entra na questão da origem das manifestações corporais. Segundo o diretor Mauricio Oliveira, a coreografia pretende mostrar essa evolução, em que o ser  humano  ultrapassa  sua  condição  corpórea  e se torna um objeto. O público   também vê  a  imagem  dos  bailarinos  por  meio  de  espelhos distorcidos,  que  representam  a  exteriorização  dos sentimentos. Maria Alice Poppe integra o elenco como bailarina convidada.

Já  o  espetáculo  2  em  Super  8  traz  cenários  compostos por objetos domésticos  e  fundos brancos, em que Consuelo Rosa e Fábio Dornas- ambos da  Cia  Provisória  –  apresentam-se. Sobre os bailarinos são projetadas imagens  de situações, eventos e pessoas que remetem ao universo familiar   e ao mundo das memórias. A coreografia chama a atenção para a importância  da  preservação  das  referências,  em  uma época em que a velocidade das informações predomina sobre as relações humanas.

Nos  dias  20,  21  e 22/10, os bailarinos e interpretes Juliana Moraes e  Anderson   Gouvêa  apresentarão  o  espetáculo  2  e  ½.  Em  um  cenário contemporâneo,  um  jovem  casal  vive as dificuldades afetivas enredadas

pelo consumismo característico do ambiente urbano, em que na atenção está nos  objetos  e não nas pessoas. “Trabalhamos com a idéia do corpo que se esvazia  graças  ao  acúmulo  de imagens e informações, dando origem a um corpo  cada  vez mais bidimensional. Hoje as pessoas desejam se construir por  meio  da imagem.”, explica Juliana, sobre a concepção da coreografia que embala a interpretação dos bailarinos, que são também os diretores do espetáculo.Para  fechar  a  programação  do  primeiro  mês  do  teatro, a bailarina, coreógrafa  e  pesquisadora  da  dança, Silvia Giraldi, apresenta o solo Butterfly  nos dias 27, 28 e 29/10.A coreografia contemporânea, que trata

de  temas  relacionados  à mulher e ao amor, foi destaque no III Festival Internacional  de  Dança 2005, no Equador, e recebeu o Prêmio Estímulo de Dança  em  2000,  da  Secretaria de Estado da Cultura. Silvia é mestre em Educação,  doutoranda  em  Artes  pela Unicamp e coordenadora do curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi.

Às sextas-feiras e sábados, os espetáculos começarão às 21h e aos domingos, às 18h. Os ingressos custarão R$ 16 e ½ entrada (estudantes e maiores de 60 anos)

Teatro  de  Dança.  O  espaço  ocupa  o  lugar  do  antigo Teatro Itália, localizado no tradicional Edifício Itália- centro da capital. A  criação do Teatro de Dança foi inspirada no extinto Teatro Galpão, que na década de 70 foi o ponto de encontro dos dançarinos da cidade e o pólo de   difusão  da  dança experimental da época. O novo teatro, no entanto, também  dá  espaço  às  companhias profissionais, com o objetivo de criar  platéias para a dança.  Além  dos  recursos da própria Secretaria de Estado da Cultura, o projeto  também se beneficiou da nova lei de incentivo à cultura- Programa de Ação  Cultural (PAC).

Teatro de Dança

Programação de Outubro

06, 07 e 08/10- Dimensão Oculta

13, 14 e 15/10- Olhar Obliquo e 2 em Super 8

20, 21 e 22/10- 2 e 1/2

27, 28 e 29/10- ButterflySextas e sábados, às 21h e domingos, às 18h

R$ 16 e ½ entradaTeatro de Dança

Av. Ipiranga, 344- 1ºandar- Centro. (11) 2189.2557

www.cultura.sp.gov.br

Estação Republica do Metrô

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

C.A.