Cultura: Sítio arqueológico peruano é tema de exposição no Memorial

Exposição começa na próxima semana; artista estará presente na abertura da exposição

seg, 07/08/2006 - 19h52 | Do Portal do Governo

Sítio arqueológico da costa peruana e antigo centro de peregrinação, a 30km de Lima, a região desértica de Pachacamac serviu como cenário para as 26 obras em óleo sobre tela do artista plástico peruano Ricardo Wiesse, que serão expostas a partir do dia 17 de agosto na Galeria Marta Traba.

Nas palavras de Wiesse, “o litoral do Pacífico, sua paisagem desértica e a imponência de sua cultura pré-colombiana impregnaram meus sentidos e afetos desde a minha infância”. Tais sensações são o mote da exposição Wiesse – Pachacamac, nascida de uma parceria do Memorial da América Latina com o Consulado Geral do Peru em São Paulo.

Nascido em Lima em 1954, Wiesse estudou Belas Artes na Universidade Católica do Peru, no atelier 17, em Paris, e na Slade School of Fine Art – University College London. Desde 1980, realiza exposições individuais. No ano passado, expôs suas obras nos Estados Unidos, na Espanha e na Colômbia. É a primeira vez que Wiesse expõe no Brasil. Pachacamac, a exposição, passou por Brasília e, depois de São Paulo, segue para o Rio de Janeiro

O artista estará presente na abertura da exposição, programada para o dia 16 de agosto e no dia seguinte fará palestra sobre sua obra, às 17h. “Essa fascinação pela paisagem da costa ultimamente o levou a explorar, a descrever com o pincel esse mundo e finalmente descobrir que tudo nele, areia, casas e gente, parece feito da mesma argila que o sol resseca sem piedade, mas que ao mesmo tempo conserva. Parece que Ricardo Wiesse queria reter a secura, a ofuscante luz, o barulhento silêncio”, disse o artista plástico peruano Fernando de Szyslo a respeito dos quadros do colega..

Serviço
Wiesse  – Pachacamac
De 17 de agosto a 17 de setembro (palestra do artista no dia 17, às 17h)
Horário: das 9h às 18h
Galeria Marta Traba – Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Telefone para informações: (11) 3823-4600
Portões 1 e 5.
Entrada franca.
Do Memorial da América Latina