Cultura: Secretaria realiza série de eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Abertura dos eventos será no Vale do Anhangabaú

ter, 14/11/2006 - 15h41 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura promove uma série de eventos em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. Neste ano, pela primeira vez, a abertura dos eventos será feita em espaço aberto, no Vale do Anhangabaú. Lá, o espetáculo Raízes Negras de São Paulo, Filafro e Amigos In Concert, com a presença de Rappin’Hood, tem início às 18 horas. No comando, o maestro Josoé Polia Santiago.

No Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, às 19h, será feita a única encenação de Teatro do Negro para Sempre, com direção de Emílio Fontana. No palco, dois textos de Abdias do Nascimento, ativista do movimento negro, sobre as temáticas do “clareamento” e do triângulo amoroso. O espetáculo tem entrada gratuita. Em seguida, às 20h30, começará o espetáculo A Mulher do Chapéu, dirigido por Beta Nunes. O texto fala da relação de três mulheres, duas irmãs e uma empregada negra, que moram juntas há mais de 50 anos. A peça será encenada também nos dias 21, 27 e 28, no mesmo horário, na Sala Paschoal Carlos Magno. O ingresso custará R$ 20.

No Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, o público poderá conferir, às 20h, gratuitamente, o espetáculo Mistura Popular Brasileira, de Luiz Melo, com as convidadas Letícia e Rose Calixto – Mulheres Negras. Elas interpretarão grandes sucessos de vários estilos da MPB, do samba de exaltação à Velha Guarda; do samba romântico ao xote, forró e baião. O show terá também gafieira e samba enredo. No mesmo horário, na Sala São Paulo, para convidados, haverá a entrega do Prêmio Raça Negra.

Na sexta-feira (24), a partir das 10h30, a atriz Tatiana Zalla e o músico Zé Passeti farão duas apresentações de Os Contos que não foram contados, no Museu da Língua Portuguesa. No mesmo dia, às 20h, no Memorial da América Latina, a Jazz Sinfônica, sob regência de João Maurício Galindo e direção do pianista Ubiratan Marques, apresenta o espetáculo Balé Ilu Ayê – Terra da Vida, que terá a participação de bailarinos dos grupos Okun Cultura Afro-Brasileiro e Oro – Mateê da Amazonas.

As comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra incluem ainda exposições fotográficas dos artistas Sandro Lumumba, Osmar Koxne, Eufrate Almeida, Pietro de Oliveira e Marcos de Oliveira intitulada: São Paulo das Negras Raízes – Raízes Negras de São Paulo, em vários pontos da capital e interior. Mais informações no site www.cultura.sp.gov.br.

Da Secretaria da Cultura