Cultura: Secretaria realiza I Fórum Escritores e seus Leitores & Semana da Leitura

Inscrições para evento vão até o dia 11 de setembro

qua, 06/09/2006 - 14h11 | Do Portal do Governo

Os representantes das áreas de educação e cultura dos municípios do Estado de São Paulo – prefeitos, secretários e dirigentes regionais –  têm até segunda-feira, dia 11, para se inscrever no I Fórum Escritores e Seus Leitores, da Secretaria de Estado da Cultura. O evento será realizado na próxima terça-feira, 12 de setembro, das 9h às 17h, no Parque da Água Branca, com a presença do secretário, João Batista de Andrade.

O I Fórum Escritores e Seus Leitores,  que contará com representantes das áreas literária e cultural, marca também a Semana da Leitura – Escritores e seus Leitores, de 11 a 15 de setembro, no mesmo período da maior festa de tradição popular paulista, o Revelando São Paulo. A Semana da Leitura levará ao público infanto-juvenil contadores de histórias de hora em hora, das 10h às 17h, na parte alta do Parque. Entre os convidados estão César Obeid e Elza Salut. Na oportunidade serão distribuídos pela Fundação Educar – Dpaschoal 5 mil exemplares de livros aos participantes.

O I Fórum Escritores e Seus Leitores propõe discutir novas ações para a inclusão sócio-cultural por meio da leitura. Procura também expandir sua atuação levando a  Caravana Literária, excursão de escritores e contadores de histórias, a todos os municípios do interior. Quer ainda estreitar a relação entre escritores e leitores e estimular a produção textual dos paulistas.

A produção dos eventos fica por conta da Abaçai Cultura e Arte e a co-realização é da Fundação Volkswagen, parceira também em outras iniciativas da Secretaria de Estado da Cultura.

As inscrições para representantes da área de literatura dos municípios do Estado devem ser feitas por meio do email: jaisilva@sp.gov.br. Mais informações pelo telefone: (11) 3351-8197/8283.

Atividades de democratização da leitura

A Secretaria de Estado da Cultura vem trabalhando para democratizar o hábito da leitura através do programa São Paulo: um Estado de Leitores. Já foram abertas 84 bibliotecas em municípios que não dispunham desse espaço para a população; revitalizadas 16 bibliotecas; inauguradas 106 salas de leitura espalhadas em conjuntos habitacionais, hospitais, penitenciárias, escolas de samba e em comunidades menos favorecidas da capital. Outra promoção foi o I Concurso Literário “História do Meu Bairro, História do Meu Município”, lançado no fim do ano passado.

FÓRUM ESCRITORES E SEUS LEITORES

Dia: 12/09, terça-feira, das 9h às 17h

Parque da Água Branca, Av. Francisco Matarazzo, n.º 455 (perto Metrô Barra Funda)

SEMANA DE LEITURA: ESCRITORES E SEUS LEITORES 

Dias: 11, 13, 14 e 15 de setembro, das 10h às 17h

Apresentação de contadores de história de hora em hora

Programação Fórum Escritores e seus Leitores

9h – Abertura. – Projeto “Escritores e seus Leitores”: a leitura como instrumento de cidadania.

9h30 – Expedição Vaga-lume “Associação Vaga Lume – promovendo cultura e educação na Amazônia”: Incentivo a leitura na área rural da Amazônia, e promoção de intercâmbio cultural entre escolas de São Paulo e comunidades rurais da Amazônia.

10h30 – Café  e intervenção musical com Sebastião Marinho e Luzivan Matias (repentistas)

11h – Trilha Brasil – “Projeto Livro na Estrada e Pé na Tábua – Ação Social do Rally dos Sertões”:   Percorre o interior do Brasil unindo cultura e educação formando bibliotecas e capacitando professores em comunidades carentes, com cursos e atividades ligadas a alfabetização, saúde e preservação do meio ambiente e inclusão digital.

12h – Almoço

13h – Entre na Roda/Fundação W – Entre na roda: leitura na escola e na comunidade – formação de orientadores de leitura entre educadores, técnicos, gestores, bibliotecários, agentes sociais e voluntários da comunidade.

14h – César Obeid – A Literatura de Cordel como estímulo à leitura – Um breve panorama da literatura popular e suas aplicações em sala de aula e de leitura. Como escrever e contar uma história em versos.

15h30 – Secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade

16h – Frederico Barbosa – escritor, professor e poeta, também diretor da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. 

17h – Coquetel de Encerramento e apresentação do Sebastião Marinho e Luzivan Matias

Da Secretaria da Cultura