Cultura: Secretaria realiza Dia da Cultura Coreana neste sábado, dia 27

Evento será na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro

sex, 26/05/2006 - 10h24 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 27 de maio, a partir das 10 horas, São Paulo  vai conhecer um pedaço significativo da Coréia, um país com cinco mil anos de história para contar. A Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, será palco do Dia da Cultura Coreana, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura com o Conselho Consultivo para a Unificação Pacífica  e Democrática da Coréia e da Associação Brasileira dos  Coreanos, com o apoio do Consulado Geral da República da Coréia. O objetivo é trazer ao público paulista um pouco mais do pensamento e da realidade coreana.

No prédio centenário estarão reunidas inúmeras atrações da  tradicional cultura do país. Para se ter uma idéia, na cidade de São Paulo concentra-se a maioria dos 50 mil imigrantes e descendentes coreanos que vivem no Brasil. Eles estão concentrados nos bairros do Bom  Retiro, Brás e  Aclimação.  Os primeiros navios que aportaram em Santos, em fevereiro  de  1963, trouxeram famílias em busca de melhores condições de vida, com a expectativa de trabalho na lavoura.

Toda história desse povo será relembrada na homenagem. A começar pela exposição de vários quadros de conceituados artistas coreanos no hall de entrada da Oficina. As imagens retratam paisagens e costumes do povo coreano. Haverá também uma mostra de cerâmica e Oficina de Escrita Coreana, com a exposição de pergaminhos. Fotos que marcaram a trajetória  desse povo no Brasil,  com o mapeamento  das  regiões por onde estão  concentrados,  fazem  parte  do  ano  inédito, além de um mapeamento das regiões onde estes imigrantes se encontram atualmente.

As cerimônias típicas da Coréia também fazem parte da festa. O público poderá vivenciar duas das mais importantes: a do Chá e a do Casamento. Comidas típicas não vão faltar nas  barracas,  montadas especialmente para o evento. E, para descontrair ainda mais o ambiente, haverá também  apresentações artísticas variadas. Entre elas de danças  típicas como a do Agricultor, dos Três Tambores, das Flores, do Grow e dos Leques; de coral, de bandas pop e street-dance coreano e desfiles de trajes típicos.

As artes marciais criadas há 2 mil anos na península onde hoje estão a Coréia do Sul e a do Coréia do Norte também serão apresentadas ao público. O Taekondô fará parte da festa. Essa luta, que o nome significa o caminho dos pés e das mãos, se confunde com a própria história do país e além de tradição da cultura é um esporte olímpico praticado em mais de 160 países.

Para o cônsul geral da Coréia em São Paulo, Young Wook Kwon, a iniciativa de se realizar o Dia da Cultura Coreana é de grande valor. “Espero  que contribua para aumentar cada vez mais o intercâmbio cultural entre nossos países”, disse Young. Ele, que estará na abertura do evento, enfatizou que “essa será uma ótima oportunidade para divulgar a cultura da  Coréia na sociedade brasileira e um motivo de orgulho para nosso povo transmitir às novas gerações a nossa cultura milenar”.

O secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, ressalta que a festa é uma ação importantíssima, porque a “comunidade coreana já faz parte orgânica da nossa sociedade”. Segundo João Batista, os imigrantes coreanos  ajudaram a impulsionar a economia e trouxeram a sua rica  cultura para São Paulo. “A Secretaria de Estado da Cultura sempre esteve atenta a essa troca cultural e é com satisfação que vamos, em conjunto realizar esse grande festival: o Dia da Cultura da Coréia. Temos certeza de que iremos aprender um pouco mais sobre esse país tão distante, que os imigrantes fizeram ficar tão próximo dos paulistanos”.

Dia da cultura coreana

Data: Sábado, dia 27

Horário: das 10h às 20h

Entrada franca

Oficina Oswald de Andrade Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

Fone: 3321-5558

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.