Cultura: Secretaria Estadual da Cultura oferece oficinas para maestros e músicos

Projeto começa no próximo sábado, dia 21

qua, 18/10/2000 - 11h43 | Do Portal do Governo

O Pró Bandas 2000 é um projeto de apoio às Bandas do Estado de São Paulo, criado pelo Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, como parte da implementação da política cultural para o interior do Estado.
Como em muitos municípios as Bandas de Música se constituem no único núcleo de atividade musical da localidade, este projeto visa apoiar as bandas por meio de Oficinas Técnicas para Maestros e Músicos, juntamente com a distribuição de um conjunto de material pedagógico para o ensino dos instrumentos, regência, informações gerais sobre a música e arranjos de música brasileira.
Tendo comprovada a atuação das Bandas na formação de futuros músicos e público bem informado, este projeto tem como objetivo final a integração das Bandas do Estado com seus municípios e comunidades, através da atividade cultural.
O Pró Bandas 2000 abrangerá as seguintes cidades: Campos do Jordão, Jaboticabal, Botucatu, Pindamonhangaba, Ouro Verde, São José do Rio Preto, Itapeva, Capão Bonito, Fernandópolis, Iguape, Ourinhos, Lins, Paulínia, Presidente Bernardes, Barretos, Paraibúna e Santa Rita do Passa Quatro.

As oficinas serão ministradas pelos seguintes professores:

Regência: Dario Sotelo, Edson Beltrami, Luis Carlos Rodrigues

Flauta: Juliano de Arruda Campos, Otávio Blóes, Anselmo Pereira da Silva

Clarineta: Max Eduardo Ferreira, Ely Jacob Hessel, rafael da Silva Palaes

Saxofone: Erik Heimann Paes, Fábio A. Xavier da Silva, Marcelo B. C. Franco Silva

Trompete: Oscarindo Roque Filho, João José Xavier da Silva, Marcelo B. C. Franco Silva

Trombone: Marcelo de Jesus da Silva, Edimilson Baia de Oliveira, Alan de Lima Palma

Tuba: Luciano Vaz Vieira, Silmar Canuto Machado, Fábio José da Silva

Percussão: Luis Marcos Caldana, Agnaldo Francisco da Silva, Rui Carvalho.

As oficinas serão ministradas aos sábados das 9 às 12 horas e das 14 às 19 horas. No domingo das 8 às 12 horas, no período de 21 de outubro à 10 de dezembro. Para participar basta ter a idade acima de sete anos, conhecimento básico do instrumento (sendo ouvinte o aluno que não tiver conhecimento algum) e para as oficinas de regência, o maestro deve ter formação musical.

A Coordenação Geral do Projeto é do maestro Antonio Carlos Neves Campos.