Cultura: São Paulo é tema de três exposições na Pinacoteca

Mostras fotográficas Boa Noite, Paulicéia!, A Língua das Coisas e Raízes ficam no espaço de arte até maio

qui, 23/03/2006 - 15h10 | Do Portal do Governo

Mostras fotográficas Boa Noite, Paulicéia!, A Língua das Coisas, e Raízes ficam no espaço de arte até o mês de maio

Até o dia 14 de maio, a Pinacoteca do Estado vai sediar as mostras Boa Noite, Paulicéia!, de Eduardo Muylaert; A Língua das Coisas, de Roberta Dabdab e Raízes, de Galileu Garcia Junior. O espaço de arte funciona das 11 às 14 horas e tem curadoria de Diógenes Moura. Boa-Noite, Paulicéia!, série inédita de Eduardo Muylaert, reúne cerca de 70 imagens (em preto-e-branco) obtidas numa madrugada de 2003. Muylaert fez um percurso documental e poético pelas ruas de São Paulo.

A exposição faz parte de uma série em que o fotógrafo percorre as cidades de Salvador, Nova York, Veneza, Paris e Milão para revelar, a partir de um olhar quase intocável, onde cada lugar provoca descobertas. Há flagrantes inesperados, com ruas desconhecidas, janelas que se apresentam como um fragmento recortado no tempo, entre outros flashes.

O curador Diógenes Moura conta que a exposição exibe uma cidade desconhecida: ora desabitada, ora com movimentação intensa. Segundo sua observação, “Boa Noite, Paulicéia! apresenta a sutileza que o esquema psicológico da fotografia de Muylaert se propõe: como se ilumina uma noite, sua textura dramática, sua alma”.

O catálogo da exposição traz textos do cantor e compositor Arnaldo Antunes, entre outros artistas.Entre o real e o irreal – A Língua das Coisas, de Roberta Dabdab é uma série com 37 fotografias (coloridas), produzidas em Londres e em São Paulo. Dabdab toma a câmera para “escrever” uma biografia que leva para suas imagens todas as questões de um auto-retrato. Tudo se passa como num álbum de recordações.

As 26 imagens (preto e branco) que Galileu Garcia Júnior captou durante o ano de 2004, nas ruas dos bairros Barra Funda, Pinheiros, Mooca, Santa Cecília, Consolação e Campo Belo integram a mostra Raízes. As fotos não buscam ações da vida cotidiana, mas, sim, situações singulares que, segundo o artista, “desafiam os padrões normais da botânica e do paisagismo”. Galileu persegue na cidade o impensável: o surgimento de árvores e pequenos arbustos que rompem do asfalto, dos muros, dos telhados.

SERVIÇO

Pinacoteca do Estado, Praça da Luz, 2. Telefone (11) 3229-9844. Terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada). Grátis aos sábados.

Da Agência Imprensa Oficial