Cultura: São João da Boa Vista presta homenagem à pianista Guiomar Novaes

De 2 a 10 de setembro, uma série de atrações artísticas toma conta da cidade natal da pianista

ter, 29/08/2006 - 17h15 | Do Portal do Governo

São João da Boa Vista presta, mais uma vez, sua homenagem à pianista Guiomar Novaes. De 2 a 10 de setembro, uma série de atrações artísticas toma conta da cidade natal da pianista. O concerto que abre a semana é da Orquestra Sinfônica Paulista, às 21h, sob a regência de Juliano de Arruda Campos. As apresentações ocorrerão no Theatro Municipal de São João da Boa Vista e na Praça Cel. Joaquim José.

Música, teatro e dança serão as atrações. O objetivo é trazer mais arte e cultura para a região, que foi o berço de uma das maiores representantes da música no exterior. Dentro da programação, o destaque é o espetáculo de dança Beatles Lado D, do Ballet Quartier Latin, na segunda-feira, dia 4, às 21h. Na apresentação, coreografias criadas para canções dos Beatles embalam o público. Outras atrações importantes são as da Jazz e Banda Sinfônica. A Jazz se apresentará no domingo, dia 3, às 21h, com a regência de João Mauricio Galindo; e a Banda, no dia 7, quinta-feira, às 21h, com regência de Abel Rocha.

Guiomar Novaes nasceu em 1894. Aos nove anos, dominava as técnicas do piano. Quando tocava, transfigurava-se e diziam parecer que estava em transe. Estudou na Europa e realizou concertos em Paris, Londres, Itália, Suíça e Alemanha, além de ajudar a divulgar a música de Villa-Lobos no exterior. Morreu em 1979, em São Paulo.

Semana Guiomar Novaes

De 2 a 10 de setembro

Programação completa no site www.cultura.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

 

(AM)