Cultura: Santos=Dumont Designer fica cartaz até o dia 16 de julho no Museu da Casa Brasileira

Mostra é parte das comemorações do centenário do vôo do 14-bis

dom, 11/06/2006 - 14h52 | Do Portal do Governo

A exposição Santos Dumont Designer, em cartaz no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, recebeu somente no seu primeiro mês de visitação um público recorde de mais de 18 mil pessoas. Com concepção e montagem do artista Guto Lacaz, a mostra será prorrogada até o dia 16 de julho (domingo), devido ao sucesso.

Como parte das comemorações do centenário do vôo do 14-bis, a exposição tem um enfoque inédito: mostra que Alberto Santos Dumont foi um designer completo, pioneiro na atividade em nosso país.

Conhecido pela maneira multimídia de tratar temas que lidam com a  tecnologia, Guto Lacaz concebeu uma cenografia capaz de traduzir para o público a genialidade de Santos Dumont. Modelos em escala dos aviões 14-bis e Demoiselle voam dentro de dois túneis de vento.

Duas centenas de miniaturas do Demoiselle demonstram que este foi um projeto para ser reproduzido. No jardim de 6.600 m2 do Museu, foi recriado o ambiente do Campo de Bagatelle, em Paris, com a demonstração animada de vôos do 14-bis. Outro destaque é o modelo em escala do Dirigível nº 6 que está nas proximidades de uma torre Eiffel estilizada, instalada numa base giratória.

 “A beleza do design de Santos Dumont é o resultado da relação entre economia de meios, leveza de execução e clareza de objetivos. Em suma, da simplicidade”, diz Lacaz. “A elegância e a unidade do conjunto da obra de Santos Dumont surpreendem ao revelar a multiplicidade de seus talentos, motivo de orgulho e admiração dos brasileiros pelo seu pioneirismo na área tecnológica”.

Para Adélia Borges, diretora do Museu da Casa Brasileira, “Santos Dumont era um designer na mais completa acepção da palavra, pois unia o conhecimento de mecânica, de tecnologia e de materiais a um raro senso de elegância”.

Exposição “Santos=Dumont Designer”

Até 16 de julho, de terça a domingo, das 10h às 18h

Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano –São Paulo

Tel. 11 3032-3727  

R$ 4,00 e ½ entrada