Cultura: Ruy Castro fala no Memorial sobre o mito Carmen Miranda

autor de 'Carmen' faz hoje, às 19h30, palestra no Memorial da América Latina

sex, 10/03/2006 - 11h20 | Do Portal do Governo

Hoje, o escritor e jornalista Ruy Castro dá um toque especial à exposição sobre Carmen Miranda, no Memorial da América Latina. Às 19h30, fala ao público sobre o processo de pesquisas e entrevistas para escrever o livro Carmen, que conta a trajetória da Pequena Notável, e já se tornou best-seller. Durante a pesquisa, Castro viajou à aldeia onde a Carmen nasceu, em Portugal. O livro acompanha a vida da brasileira mais famosa do século 20 desde o seu nascimento, em 1909, passando pela vinda ao Rio de Janeiro, com dez meses de idade, à consagração brasileira e internacional.

Para falar do mito, o escritor percorre cenários do Rio dos anos 20 e 30, e de Nova York e Hollywood dos anos 40 e 50, até a morte de Carmen, em Beverly Hills, aos 46 anos, vítima dos muitos soníferos e estimulantes que debilitaram seu organismo em pouco tempo. A palestra, gratuita, faz parte da programação em torno da exposição Carmen Miranda para Sempre, em cartaz até o dia 16 de abril. Reúne 700 itens e acervos da família, de colecionadores e do Museu Carmen Miranda. No dia 24 deste mês, o Memorial apresenta show de Maria Alcina em homenagem à cantora.

SERVIÇO

Bate-papo sobre Carmen Miranda com Ruy Castro

Hoje, às 19h30.

Memorial da América Latina

Biblioteca Latino-americana Victor Civita, Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (ao lado do Metrô Barra Funda) – Portões 4 e 5 – Tel. (11) 3823-4600

Entrada gratuita

Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina