Cultura: Rua do Choro abre 2006 com homenagem às mulheres

Festa será dia 11 de março com Ademilde & Eimar Fonseca

qua, 01/03/2006 - 17h17 | Do Portal do Governo

Festa será dia 11 de março com ademilde & eimar fonseca

Ademilde fonseca

A Rua do Choro volta em 2006 em grande estilo com a apresentação das cantoras Ademilde e Eimar Fonseca, no dia 11 de março. O show será  uma homenagem às mulheres, no encerramento da semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O público vai poder prestigiar o acompanhamento feito pelas bandas exclusivamente femininas Roberta Valente e Choro das Três, no tradicional endereço à Rua General Osório, ao lado do Largo do mesmo nome, na Luz.

Ademilde Fonseca, de 84 anos, foi uma das primeiras mulheres brasileiras a cantar Choro, iniciando sua carreira ao lado do mestre Pixinguinha. Hoje, faz dupla com a filha Eimar.

O evento tem por objetivo oferecer atrações de qualidade, aproximar o público de um dos gêneros mais importantes na formação da Música Popular Brasileira e reconduzir o estilo musical ao seu lugar de origem, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura.

História Há cerca de 40 anos, músicos vindos de todos os cantos do País reuniam-se na Rua General Osório por conta dos estabelecimentos que comercializavam instrumentos e equipamentos musicais.

O encontro informal de artistas fez com que as lojas se transformassem em verdadeiros palcos para as Rodas de Samba e Choro. Assim, o local ficou conhecido como Rua do Choro.

Depois de uma breve tentativa de levar o projeto para o bairro de Pinheiros nos anos 80, a Rua do Choro voltou para seu tradicional endereço em 2000. Porém o projeto teve de ser interrompido devido às obras de revitalização do centro, mas ganhou força e desde 2005 está agitando São Paulo com as apresentações de mestres do Choro, como Altamiro Carrilho.

Rua do Choro –  Ademilde e Eimar Fonseca Semana Internacional das Mulheres

Dia 11/03,  sábado, das 14h às 18h. Grátis

R. General Osório. Ao lado do Largo e em frente ao prédio do Atelier Amarelho Estação Luz de Metrô/ Trem